Tarifa Zero de Palmas: Transporte gratuito para o povo
Em setembro de 2022, a Prefeitura de Palmas (sul do Paraná) implantou o programa Tarifa Zero, ou seja, transporte coletivo gratuito, com a disponibilização de diversas linhas, contemplando o setor urbano do município. São cinco ônibus que fazem o trajeto e dois veículos reservas. As catracas registram a quantidade de passageiros que utilizam os ônibus, seja para ir ao trabalho, lazer ou estudar, pois alguns alunos não dinheiro para pagar o transporte.
Nas cidades com mais de 50 mil habitantes, são apenas 18 municípios em todo Brasil que possuem programa semelhante. No contexto geral são 80 cidades. O Prefeito Kosmos Nicolaou teve a coragem de assumir esse compromisso, uma demanda existente há décadas. Quando a tarifa zero teve início, em 2022, o investimento foi de R$ 292 mil. Em média, os ônibus percorrem 30 mil km ao mês. Ao todo, já foram investidos cerca de R$ 4 milhões.
A atual gestão de Palmas pretende enviar um projeto de lei à Câmara para que se torne obrigatório o Tarifa Zero, nas próximas gestões. “É um direito do cidadão”, reforça Dr. Kosmos Nicolaous.
O contrato é cobrado por km rodado, até o limite máximo de 27.500 km ao mês. A Prefeitura de Palmas disponibiliza em suas redes sociais e no site os itinerários e horários das linhas do transporte coletivo.
Em Palmas, o transporte coletivo é gratuito. Tarifa Zero.