Sertaneja

Sertaneja planta árvores e recupera mina d’água

Para celebrar o Dia da Arvore, comemorado no último dia 21 de setembro, o Secretário de Agricultura de Sertaneja, José Vanderlei Sudério e a Diretora de Meio Ambiente, Dimary Ferreira, em parceria como o Governo do Paraná, realizaram a proteção de uma nascente e o plantio de árvores nativas, com mudas fornecidas pelo IAT – Instituto Água e Terra.
A ação contou com a presença do dinâmico prefeito Jamison Donizete e alunos da Rede Municipal de Ensino. A proteção da nascente foi realizada no Sítio Figueira Grande, localizada na Água do Óleo e de propriedade do Sr. Eurides Flogria. Para a proteção da nascente, foi utilizada uma técnica a base de solo cimento, bastante difundida no meio rural e usada a anos pela extensão rural. A fonte passa por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, faz-se a colocação de canos de abastecimento das caixas d’água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento. Toda a área entorno da mina recebe o plantio de árvores nativas para a preservação do meio ambiente e a manutenção da geração de água. Ou seja, além de proteger a fonte, a ação também inclui a recuperação e recomposição da mata ciliar em volta da nascente.
Segundo a Diretora de Meio Ambiente de Sertaneja, Dimary Ferreira, “O principal benefício dessa proteção é a garantia de que a nascente não vai secar, mesmo em período de estiagem. Além disso, a proteção evita a contaminação e garante água de qualidade para abastecer as casas e também algumas atividades no meio rural, como a irrigação de hortas ou o fornecimento de água para os animais”, explicou.
O Dia da Árvore também foi comemorado nas escolas municipais, onde a Diretora do Meio Ambiente, Dimary Ferreira, em parceria com o IAT, forneceu mudas de árvores nativas e frutíferas para as crianças. O Prefeito Jamison Donizete destacou a ação ambiental. Segundo ele, “Em Sertaneja a administração tem preocupação com o Meio Ambiente que deixaremos para as gerações futuras. Estamos fazendo nossa parte, plantando árvores, recuperando minas, trabalhando a conscientização das crianças com relação ao Meio Ambiente, através das escolas municipais, tanto em Sertaneja, como em Paranagi. Recentemente, inauguramos um posto da Polícia Ambiental em Paranagi e vamos continuar investindo nessa área, que é o futuro de todos nós”, salientou.

Alunos do CMEI Maria Montessori (esquerda) e da Escola Municipal Prefeito Antônio Stelatto (direita), receberam mudas de árvores nativas e frutíferas.A mina que recuperada fica no Sítio Figueira Grande. Antes era apenas um filete de água. Depois da proteção e o plantio de mata ciliar, a mina irá voltar produzir água em abundância.