Jornal da CidadeSertanópolis

Iniciada obras da nova caixa d’água do Saae

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Sertanópolis – Saae – iniciou a construção da nova caixa d’água. Após a “cura” da base em concreto, as estruturas, construídas em aço vitrificado chegaram e já estão sendo montadas. Após a conclusão, a nova caixa terá capacidade para 1,2 milhões de litros e irá se somar às outras duas, já existentes, além de algumas espalhadas pelo município e que fazem parte do sistema de abastecimento de água de Sertanópolis.

            A mais antiga, feita em concreto, possui capacidade para 1 milhão de litros. A metálica antiga, que irá passar por uma reforma, após a caixa nova ficar pronta, possui capacidade para 1,2 milhão de litros. Funcionários de empresa que faz a montagem da caixa, espera que, antes de 30 dias, a caixa esteja pronta para os testes iniciais.

            O Diretor Superintendente do Saae, Flávio Fantin acredita que, dentro de 60 ou, no mais tardar, 120 dias, as obras estejam concluídas. “Após os testes, faremos a ligação no sistema de abastecimento atual. Com as três caixas teremos uma capacidade de armazenamento e tratamento de água de cerca de 3 milhões de litros. Será um grande passo para a cidade e são obras estruturantes que irão proporcionar desenvolvimento para cidade. Porque estamos investindo nisso? Para que novos loteamentos possam ser abertos e a cidade crescer e se desenvolver. Aliado ao fornecimento de água, também estamos trabalhando nas obras de melhorias da estação de tratamento de esgoto”, informou.

            A Estação de Tratamento de Esgotos teve as lagoas esvaziadas e aplicada uma gigantesca manta geomembrana nas novas lagoas que tiveram a capacidade aumentada. Equipamentos estão sendo instalados e a previsão é que, após a conclusão da obra, o esgoto em Sertanópolis, devolva uma água com cerca de 90% livre de resíduos, coliformes e gorduras. Com isso, o mal cheiro será praticamente anulado e também fará parte da estrutura que está sendo montada para a criação de novos loteamentos e desenvolvimento da cidade.