Bela Vista do ParaísoRegionalSertanópolis

Quatro municípios da região aderem ao Susaf

No último dia 11 de abril, os municípios de Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Jaguapitã e Sertanópolis, aderiram ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR).
Os certificados de adesão foram entregues durante a ExpoLondrina, aos prefeitos Fabricio Pastore (Jacaré), José Maria Ferreira, Gerson Marcato e Ana Ruth Secco, respectivamente. Com as novas adesões, o sistema conta com 134 municípios.
O Susaf/PR acaba com entraves burocráticos que impossibilitam produtos alimentícios e derivados de serem vendidos em todo o Estado. Os municípios podem indicar suas pequenas agroindústrias que cumprem as normas sanitárias de venderem seus produtos além dos limites locais.
O Secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que os produtos de origem animal podem ter três tipos de selo de inspeção: O municipal, o estadual e o federal, que determinam a abrangência do território de comercialização.
As pequenas agroindústrias que tem apenas o selo de inspeção municipal só podem vender na própria cidade. Com o Susaf, as barreiras são retiradas e abrem novas oportunidades para os produtores dessas cidades. Jaguapitã, por exemplo, tem um queijo premiado mundialmente e não podia vender em Londrina.
O piscicultor Carlos Rogério Bodas, de Bela Vista do Paraíso, há nãos vem estruturando sua produção. Passou de 10 toneladas para 50 toneladas e depois para 100 toneladas. Com o Susaf, ele pretende atingir 350 toneladas de peixe vivo.
O Susaf foi criado em 2013 e regulamentado em 2020, sendo destinado à agricultura familiar e de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e podem obter o selo, seguindo os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, seleção de matérias primas, instalações e equipamentos, controle de pragas e vetores, controle de temperatura e qualidade de embalagem.
Os interessados podem acessar o site da Adapar ou qualquer escritório regional da Adapar.

O Prefeito Jacaré (Bela Vista), José Maria Ferreira (Ibiporã), Ana Ruth Secco (Sertanópolis) e Gerson Marcato (Jaguapitã), aderiram ao Susaf.