Alvorada do Sul enfrenta epidemia com planejamento
As medidas tomadas pelo Município de Alvorada do Sul durante o enfrentamento do Covid-19 foram baseadas nas orientações dos órgãos de saúde a nível federal, estadual, aliado ao sistema de saúde da 17ª Regional, Cismepar e da Secretaria de Saúde, respeitando e seguindo todas as orientações a respeito do novo Coronavírus.
Dentre as medidas preventivas adotadas estão a criação de um Grupo Gestor, para passar as orientações e medidas a serem seguidas pelo município e pela população. Os decretos reguladores foram publicados no órgão oficial do município e no diário eletrônico. Um carro de som com mensagens de orientações e riscos da transmissão do Covid-19 circularam pelas ruas da cidade, com apoio da Polícia Militar do município.
O Secretário da Saúde, Valteir Bazoni, deu inúmeras entrevistas a respeito das orientações. Diversos vídeos esclarecedores dos médicos da PSF – Programa Saúde da Família passando orientações necessárias a serem seguidas pela população foram produzidos e divulgados nas principais redes sociais e aplicativos de mensagens.
O Prefeito Marcos Voltarelli também gravou vários vídeos de orientação, ao lado da enfermeira Paola de Lemos Bazoni Beneli, coordenadora da Divisão de Epidemiologia e Divisão de PSF e representante do Comitê Gestor Municipal do Covid-19.
Também foram produzidos imagens e vídeos de conscientização com os profissionais de saúde alertando a população sobre as consequências do Covid-19.
Desde o início de março, quando começaram a aparecer os primeiros sinais da epidemia no Brasil, Alvorada do Sul adotou todas as medidas necessárias para controlar e prevenir a epidemia do Coronavírus no município. Felizmente, as medidas adotadas deram resultado e Alvorada do Sul não apresentou nenhum caso confirmado do vírus, até o momento.
Esperamos que a população continue adotando medidas preventivas, como lavar as mãos com frequência, usar álcool gel e evitar aglomerações, entre outras medidas.