Secretaria de Educação promove palestra sobre o Espectro do Transtorno Autista
No último dia 29 de maio, às 19 horas, no Centro Cultural Manoel Palma Cano, a Secretaria de Municipal de Educação de Alvorada do Sul promoveu uma palestra sobre o transtorno do Espectro Autista, com o tema “A mudança começa pela empatia”.
A palestra foi ministrada pela Psicóloga Juliana Vertuan Rufino, graduada em psicologia e com várias especializações e amplo conhecimento em intervenções e planejamento de programa de ensino individualizado para crianças com atraso no desenvolvimento. Juliana também é supervisora de desenvolvimento no Grupo Contingência de Ensino Personalizado e Desenvolvimento Humano, com participação em congressos internacionais de Análise de comportamento.
O objetivo da palestra foi conscientizar a sociedade, principalmente professores, pais e a comunidade em geral sobre o Transtorno do Espectro Autista.
Segundo a psicóloga Juliana, “é necessário conscientizar a sociedade, devido a crescente e acelerada demanda de alunos com transtorno do espectro autista e da evidência de que a intervenção precoce pode beneficiar as diferentes habilidades da criança durante a infância. Essa intervenção precoce objetiva acelerar a taxa de aprendizado da criança, produzindo a generalização das habilidades e maximizando os efeitos da neuroplasticidade”, completou.
Cerca de 200 pessoas participaram da palestra, rica em detalhes e informações.
O vice Luiz Garcia representou a administração.