Alvorada do Sul

Cocari anuncia parceria com Alvorada do Sul

No início de abril, a Cooperativa Cocari – Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari, anunciou o investimento que deve ser feito com o município de Alvorada do Sul para dar início ao projeto do Frigorífico de Peixes. A iniciativa será desenvolvida em intercooperação com a Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Uma comitiva de Alvorada do Sul, composta pelo Prefeito Marcos Voltarelli, pelo vice, Luiz Garcia, o Secretário de Aquicultura e Pesca, Valteir Bazoni e o Secretário de Obras, André Debiásio, estiveram na sede da Cocari, em Mandaguari para conhecer um pouco mais da empresa e tratar dos detalhes do projeto e da parceria. A Cocari é 31ª no ranking das 50 maiores empresas do agronegócio do sul do Brasil, em receita líquida.

Na mesma semana, estiveram em visita a Alvorada do Sul uma equipe da Cocari, formada pelo vice-presidente João Carlos Obici, pelo Gerente Industrial, Fernando Augusto Sepulveda, pelo Supervisor de Suporte TI, Luiz Claudio Batistela, pelo Supervisor de Segurança Patrimonial, e pelo Engenheiro de Pesca, Renne Fagundes de Brito. A visita teve como objetivo, conhecer todo espaço do frigorífico e ajustar detalhes técnicos.

O projeto prevê a geração de 200 empregos diretos, mais o aumento de impostos para o município, fomento da economia, incentivo à produção local, além de proporcionar um impulso para expansão da piscicultura na região norte do Paraná.

No total, estão sendo investidos cerca de 4,2 milhões, sendo 1,3 milhão do Governo Federal, mais 2 milhões do município e R$ 900 mil do Governo do Estado, para a aquisição de equipamentos.

O frigorífico deve iniciar a produção com cerca de 12 toneladas por turno, podendo chegar a 36 toneladas, uma vez que possui capacidade para três linhas de produção. Esse aumento da capacidade depende muito da adesão ao projeto. Ate o momento, mais de 35 interessados já fizeram contato com a Cocari, mas esse levantamento tende a aumentar, assim que as ações do frigorífico tiverem início. Poderão fazer parte do projeto todos os municípios em um raio de 100 km do frigorífico, que tenham produtores interessados, podendo atingir até 50 municípios.

A princípio serão gerados 200 empregos diretos, com capacidade para até 400 empregos, quando atingir a capacidade máxima de produção. O Prefeito Marcos Voltarelli, acredita que o frigorífico de tilápias será uma alavanca para o progresso de toda região. Segundo ele, “será uma nova alternativa de renda para os produtores rurais. As tilápias poderão ser criadas em tanques escavados e em tanques redes. A Cocari dará toda assistência técnica e insumos, como alevinos e ração, bastando aos produtores alimentar os peixes. A comercialização também está garantida, com a Aurora Alimentos, que já possui uma ampla rede de distribuição”, afirmou.

Comitiva de Alvorada do Sul em visita à Fábrica de Rações da Cocari.
Comitiva da Cocari em visita ao Frigorífico de Tilápias em Alvorada.

Deixe um comentário