Covid-19

Municípios da região iniciam vacinação contra o Covid

Após a liberação e chegada das primeiras vacinas contra o coronavírus, vários municípios da região trataram de iniciar a vacinação seguindo as determinações da Secretaria da Saúde. Nessa primeira etapa, devido a pouca quantidade de vacinas disponibilizadas, estão sendo imunizados os funcionários da linha de frente da saúde, como enfermeiras(os), médicos e atendentes, além de idosos e funcionários de instituições de longa permanência. Com a chegada de uma quantidade maior de vacinas, o benefício será estendido para outros grupos prioritários, como idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades e outros grupos, até atingir a vacinação de todas as pessoas com idade acima de 18 anos.

Em Primeiro de Maio, uma das primeiras cidades a aplicar a vacina, o início da vacinação foi realizado na Unidade Básica de Saúde Ailton Chapada, no Jardim Raul Garcia, no dia 21 de janeiro.

Estavam presentes a Prefeita Bruna Casanova, o vice Everaldo Amorin, a Secretária de Saúde, Maria Rita Xicarelli Casanova e o vereador Zé Oscar. Foi imunizada a enfermeira Fabiana Favarão, que recebeu a vacina aplicada por Laís Gonçalves. Além da enfermeira também foram vacinados o médico Wilson Volpato e o motorista de ambulância João Picinini.

A Prefeita Bruna falou sobre a importância do Plano de Imunização. Segundo ela, “é um momento histórico, de muita importância. Quero agradecer o nosso governador Ratinho Júnior, o Secretário de Saúde, Beto Preto e todos os nossos colaboradores. Esperamos daqui em diante voltarmos à normalidade e dar melhores condições de vida à nossa população”, concluiu.

Em Sertanópolis, foram vacinados os funcionários do Serviço de Saúde e os internos do Asilo São Vicente de Paula. A Prefeita Ana Ruth estava acompanhada pela Secretária da Saúde, Dayane Kozan. A primeira enfermeira a tomar a vacina foi Karila Camba. Logo após, no asilo, a primeira vacinada foi a interna Ione Martins, que recebeu a dose de imunização aplicada pela enfermeira Neuci Bueno. O Padre Júlio Afonso acompanhou a imunização dos internos e elogiou a atitude. Segundo ele, “as vacinas devem ser aplicadas primeiro nas pessoas mais fragilizadas”, ponderou.

A Prefeita Ana Ruth e a Secretária Dayane Kozan informaram que, assim que chegarem uma nova remessa de vacinas, a imunização será ampliada, seguindo as determinações da Secretaria de Estado da Saúde.

Em Alvorada do Sul, a primeira a ser vacinada foi a Técnica em Enfermagem, Rosangela Santos. A vacina foi aplicada por Paola Benelli. O ato simbólico foi prestigiado pelo Prefeito Marcos Voltarelli, pelo vice-prefeito Luiz Garcia, pelo Pres. da Câmara, Nivaldo Palaro e o Secretário de Saúde, Valteir Bazzoni. O lançamento da campanha de vacinação aconteceu no dia 20 de janeiro, no Hospital Municipal Emílio Alves, referência no município no atendimento ao Covid-19.

Alvorada do Sul: Rosangela Santos, técnica de enfermagem foi a primeira a ser vacinada.
Primeiro de Maio: um dos primeiros municípios a iniciar a vacinação. Fabiana Favarão, enfermeira, foi a primeira a ser imunizada.
Sertanópolis: os funcionários do Serviço de Saúde e os internos do Asilo São Vicente foram os primeiros a receber vacinação, acompanhados pela Prefeita Ana Ruth.