Jaguapitã

Parceria entre Educação e Meio Ambiente promove ações

No mês de março houve o início as atividades educativas com os alunos da creche CMEI Rita de Cassia, que fazeram uma visita ao antigo lixão para que as crianças conhecessem de perto onde todo lixo da cidade era depositado e agora, da forma correta. Antes, o lixo era despejado a céu aberto.
Com uma breve explicação da Secretária do Meio Ambiente, Fernanda Giorgetti, foi mostrado como era antes de se transformar na área de transbordo agora existente, ensinando a elas aquilo que jogam fora vira dinheiro para outras pessoas e, principalmente, mostrando o impacto ambiental que é causado ao jogar o lixo na natureza.

A secretária também lançou um desafio: Durante toda semana após a visita ao lixão que então eles coletassem todo material que encontrassem em suas casas, e levassem a escola para posteriormente entregar ao caminhão da coleta seletiva, que será levado a um local adequado para depositar seu reciclado. As crianças que coletassem a maior quantidade de material reciclado, ganhariam uma lembrança simbólica.
Foi uma atividade produtiva onde os alunos puderam estar em contato e colocar em prática o que aprenderam: Lugar de reciclado não é na natureza, mas sim, num destino correto. Durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada na primeira semana de junho, as secretarias de Educação e do Meio Ambiente de Jaguapitã se uniram mais uma vez para promoverem ações sobre a importante data.
No dia 05 de junho em que foi comemorado o Dia do Meio Ambiente, a primeira ação foi o plantio de mais de 20 mudas de árvores nativas, no espaço cedido pela Prefeitura de Jaguapitã para o grupo escoteiro “Onça Pintada” da cidade.
Numa parceria com a educação, foi iniciado o Projeto “Meio Ambiente na Escola”. No projeto constava um concurso de redação e outro de desenho sobre o tema. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ficaram encarregados de fazerem a redação, enquanto os demais participaram do Concurso de Desenho sobre o tema Meio Ambiente. Serão escolhidos os três melhores desenhos e as três melhores redações, cujos prêmios serão entregues durante uma sessão especial da Câmara Municipal de Jaguapitã.
Os vereadores que fazem parte da Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal participaram ativamente das atividades relativas à Semana do Meio Ambiente. Eles também farão parte da comissão que irá escolher a melhor redação e o melhor desenho. São eles, Willian Carvalho, Jiva Lima e Marcelo da Farmácia.
Para fechar as atividades da Semana, alunos das escolas municipais novamente foram conhecer o antigo lixão, que agora foi extinto. No local existe uma Estação de Transbordo, uma excelente realização da atual administração. Antes, em meio ao lixo, pessoas garimpavam sua sobrevivência, numa situação degradante. Isso sem falar na poluição que acontecia com o depósito de lixo a céu aberto. Essa situação se manteve por muitos anos até que a atual administração desse um fim ao lixão, transformando completamente o local.

A Secretária do Meio Ambiente, Fernanda Giorgetti lançou um desafio aos alunos: Recolher a maior quantidade possível de material reciclado em suas casas. O resultado supreendeu. Foram entregues prêmios.

O Grupo Escoteiro Onça Pintada plantou dezenas de mudas de árvores nativas.

Organizadores e membros da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Jaguapitã