Jornal da Cidade

Sesc realiza exames de mama gratuitamente

Instituição realiza mamografias em mulheres entre 50 e 69 anos, gratuitamente e sem necessidade de pedido médico, de Norte a Sul do Brasil. Resultados saem com agilidade: em torno de 15 dias.

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil e o de colo de útero o terceiro, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos dois casos, a detecção precoce é o maior aliado para a cura da doença.

Com atuação marcante na prevenção pela promoção da saúde, o Sesc mantém a maior rede de unidades móveis para realização gratuita de exames. Os exames Papanicolau são realizados em mulheres entre 25 e 64 anos e as mamografias, em mulheres entre 50 e 69 anos, sem necessidade de pedidos médicos. As faixas etárias seguem as diretrizes nacionais e internacionais de rastreamento, propostas pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Inca, orientações que também estão alinhadas pela Organização Mundial de Saúde.

Não apenas durante o Outubro Rosa, mas ao longo de todo o ano, circulam por 22 estados de Norte a Sul do país, 25 unidades do Sesc Saúde Mulher. Juntos, possuem capacidade para realizar, anualmente, 176 mil mamografias para rastreamento de câncer de mama, 176 mil exames para rastreamento de câncer de colo de útero (Papanicolau, também conhecido como “preventivo”) e 275 mil atendimentos com orientações educativas sobre temas de saúde sexual e saúde reprodutiva.

Os atendimentos são realizados em caminhões devidamente equipados, divididos em salas com mamógrafo e mesa ginecológica. Além dos exames gratuitos, o Sesc também oferece programação com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre diversos temas na área da saúde, realizados em tenda montada anexa à unidade móvel.

Pensado para atender o público feminino, o Saúde Mulher também é gerido por mulheres. As unidades móveis contam com equipes predominantemente femininas, incluindo uma enfermeira, duas técnicas de radiologia e uma educadora em Saúde, que fazem o acolhimento das pacientes. A gestão também é realizada por coordenadoras, incluindo analistas, gerente de saúde e diretora de programas sociais.

As mamografias são remetidas online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), referência nacional em pesquisa, diagnóstico e tratamento da doença, também chamado Hospital do Amor. Especialistas do hospital produzem os laudos, que são enviados para a unidade móvel, que entregam os resultados via Secretaria Municipal de Saúde e fazem o acompanhamento.

Os resultados costumam ficar prontos em torno de 15 dias a partir da realização dos exames, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit de equipamentos e da grande demanda na saúde pública, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames.

SAÚDE MULHER

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é uma resposta do Sesc à elevada incidência de câncer de mama e do colo do útero no país e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde.

O objetivo do Sesc Saúde Mulher é contribuir com a promoção da saúde da mulher, por meio do rastreamento organizado do câncer do colo do útero e de mama consoante um modelo de atenção que integra ações de educação em saúde.

São realizadas:

  • Ações de rastreamento de câncer de mama através da Mamografia da alta resolução.
  • Ações de rastreamento de câncer do colo do útero através do Citopatológico (Papanicolaou).

Ações Educativas de Promoção em Saúde para a comunidade:

  • Oficinas lúdicas.
  • Palestras em escolas.
  • Atividades educativas na comunidade.
  • Capacitação de multiplicadores (professores, agentes comunitários de saúde, equipe PSF, associações, grupos).
  • Alguns temas abordados como: Prevenção das infecções sexualmente transmissíveis; direitos reprodutivos; respeito à diversidade sexual; prevenção à violência doméstica; planejamento familiar; promoção do aleitamento materno.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher atua exclusivamente em parceria com as Prefeituras Municipais, como uma forma de ampliar a capilaridade do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em todo o Estado.

Dentre as contrapartidas da Prefeitura Municipal, citamos:

  • Infraestrutura necessária para instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, compreendendo espaço físico, energia elétrica, rede hídrica, rede de esgoto, vigilância, limpeza, alvará de localização e licença sanitária, coleta de resíduos (comum, reciclável e infectante) e internet para envio remoto dos laudos para análise
  • Hospedagem da equipe Sesc Saúde Mulher no município
  • Agendamento prévio das pacientes, principalmente para a realização do exame de mamografia, mediante treinamento prévio da equipe do Sesc PR, entregando-se a devida documentação comprovatória (formulário Siscolo/Sismama preenchido e cópia do documento oficial contendo RG e CPF, comprovante de residência, cartão do SUS)
  • Responsabilizar-se pela continuidade do atendimento  da clientela após o recebimento dos laudos emitidos sob responsabilidade do Sesc

O Sesc PR conta com uma Unidade Móvel, que iniciou suas atividades em agosto de 2017.

Representantes de Prefeituras Municipais interessadas no recebimento do projeto podem entrar em contato com o gerente da Unidade de Serviço mais próxima ou diretamente com a Administração Regional por meio dos telefones (41) 3304-2308 e (41) 3304-2324.

O Sesc PR conta com uma Unidade Móvel, que iniciou suas atividades em agosto de 2017.

Fonte: CDN – Grupo de Comunicação SESC e www.sescpr.com.br