Primeiro de Maio

IBGE lança Censo Demográfico em Primeiro de Maio

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizará a maior operação de recenseamento já organizada no Brasil, o XIII Censo Demográfico Brasileiro.

As atividades dessa pesquisa de campo deverão ocorrer entre os meses de agosto a outubro do próximo ano, mas, em Primeiro de Maio, os preparativos já estão em andamento.

Ao longo dos três meses de 2020, em torno de 11 recenseadores e mais dois supervisores, que serão selecionados por meio de Processo Seletivo de responsabilidade do IBGE, estarão trabalhando nessa atividade no município, visando recensear todos os habitantes da cidade, distritos e zona rural.

Na pesquisa, serão levantadas informações sobre as características dos moradores e dos domicílios, migração, nupcialidade (estado civil), educação, trabalho e rendimento, dentre outros temas.

Os resultados da pesquisa podem ser utilizados para acompanhar o crescimento e a evolução das características da população, identificar áreas prioritárias para investimentos em saúde, educação, habitação, transportes e energia; formular programas sociais para assistência a crianças, jovens e idosos, além de facilitar a identificação de locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico.

Para tanto, o IBGE, através do escritório regional de Londrina, promoveu, no último dia 24 de setembro, uma reunião para o lançamento oficial no município, a chamada Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC), cujo objetivo é dar transparência às ações empreendidas pelo órgão nos municípios e no Estado, promovendo o conhecimento da metodologia e das ações que serão aplicadas em campo, divulgar a pesquisa e engajar a população e autoridades nesse importante levantamento de dados de abrangência nacional.