Sertaneja

Cambará, Carambeí e Sertaneja vencem prêmio Gestor Público Paraná

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou no final do mês de outubro, a iniciativa de Cambará e Sertaneja, no Norte Pioneiro, e Carambeí, nos Campos Gerais, que venceram o PGP-PR (Prêmio Gestor Público Paraná).

“O prêmio Gestor Público Paraná confirma que o compromisso da prefeita Elisangela Pedroso e dos prefeitos Neto Haggi e Jamison Donizete com a população de Carambeí, Cambará e Sertaneja”, ressalta o deputado.

PGP-PR — O Prêmio Gestor Público Paraná, iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná tem apoio da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e AMP (Associação dos Municípios do Paraná). No total, 187 projetos foram inscritos por 77 prefeituras. Neste ano, foram inscritas iniciativas que tratam da questão da “Assistência Social – Amparar e Capacitar para Crescer”. A entrega dos prêmios aos vencedores está prevista para o dia 21 de novembro. Além dos três municípios, o deputado também parabenizou a iniciativa de Tomazina, no Norte Pioneiro, que teve dois projetos classificados.

Cambará
O projeto Crochetando Histórias – Espalhando Amor, da prefeitura de Cambará foi um dos vencedores do prêmio. O projeto atende 30 mulheres, com idades entre 40 e 70 anos, que apresentam traços de vulnerabilidade emocional.

Sertaneja
O Pipa (Projeto Integrado de Proteção ao Adolescente) de Sertaneja, é outro projeto desenvolvido no Norte Pioneiro. Iniciado em 2017, o projeto atende 42 crianças em Paranagi e 30 em Sertaneja. Entre os projetos estão Fanfarra e Banda Municipal, capoeira, artesanato, dança e educação física. Ministrado em contraturno escolar, os alunos recebem duas refeições ao dia (café a almoço), com reforço escolar. Segundo Michelle Pinheiro da Silva, “eles não ficam na rua. Num período estão na escola, noutro estão no projeto”, observou. A iniciativa oferta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O Pipa atende adolescentes de 12 a 17 anos da área urbana e do distrito de Paranagi;

Carambeí
Gestão Transparente, da prefeitura de Carambeí, também foi premiado. Ele apresenta os dados atualizados das áreas mais críticas da administração pública. O projeto permite que cidadão e poder público acompanhem de forma dinâmica as principais áreas municipais de forma simplificada em tempo real e atualizado.

Tomazina
Dois projetos apresentados por Tomazina estão na lista das ações premiadas no PGP-PR. Um dos projetos envolve o fortalecimento da atividade cafeeira por meio do associativismo e destaca o papel da mulher empreendedora e produtora de cafés especiais. Também de Tomazina, foi premiado o projeto Parque das Corredeiras – Atrativo Turístico Formando Atletas, que destaca a formação de atletas, com aproveitamento do potencial turístico das corredeiras que cortam a cidade e atraem turistas ao município.

Em Sertaneja, Secretário de Administração, Edson Lopes de Souza; Prefeito, Jamison Donizete da Silva; Vice-presidente do Sindafep, Nilce Costa de Oliveira Nascentes; Auditor fiscal e avaliador do Prêmio Gestor Público Paraná, Acir Ribeiro Esturaro.