Sertanópolis

Cursos realizados pelo Sindicato Rural de Sertanópolis em julho

No mês de julho, o Sindicato Rural Patronal de Sertanópolis realizou mais uma maratona de cursos profissionalizantes e obrigatórios para a agroindústria e produtores rurais.

Entre os dias 02 a 06 de julho, aconteceu, em parceria com o Senar/PR, o curso de Operação e Manutenção de máquina pá carregadeira NR 31.12. O curso, ministrado por Cláudio Rodrigues da Costa, procurou mostrar as técnicas seguras na operação, regulagem e manutenção de máquinas pá carregadoras. Foram inscritos 07 alunos, de um número máximo de 09 alunos permitidos pelo Senar. Eles tiveram 40 horas de carga horária.

Nos dias 02 e 03 de julho, foi a vez do curso de Primeiros Socorros, ministrado por Guilherme Borota de Campos. O curso mostrou como preparar o aluno para iniciar os procedimentos de socorro emergencial em caso de necessidade.

Foram inscritos 13 alunos, de um número máximo permitido de 15 alunos, que tiveram 16 horas de carga horária.

Outro curso de capacitação ministrado pelo Sindicato Rural, também em parceria com o Senar e o Moinho Globo foi o curso NR 33 – Espaço Confinado. Esse curso é obrigatório para agroindústrias, pois procura atualizar o trabalhador rural ou das agroindústrias para entrar num espaço confinado e realizar atividades como limpeza, manutenção, testes, consertos e resgates com total segurança. Foram inscritos 10 alunos, número máximo permitido pelo Senar. Eles tiveram 16 horas de carga horária.

Entre os dias 18 a 20 de julho, foi a vez da realização do curso de Aplicação de Agrotóxicos, norma NR 31.8 da Legislação. Esse curso visa capacitar o participante ao trabalho de aplicação de agrotóxicos com pulverizadores motorizados.

Foram inscritos 12 alunos, de um número máximo permitido de 15 inscrições, com 24 horas de carga horária de capacitação.

Nos dias 30 e 31/07/2018, o Sindicato Rural em parceria com o Senar-Pr, e com a empresa Seara – Agroindústria, realizou o curso NR 33 – Espaço Confinado.

O curso foi ministrado pelo instrutor Guilherme Borota de Campos e teve o objetivo de atualizar o trabalhador rural e/ou vigia para entrar em um espaço confinado e realizar atividades (limpeza, inspeção, manutenção, revestimento, testes, consertos, soldagens e resgates) com segurança, específico para o trabalhador e produtor do agronegócio.

Teve a participação de 10 alunos, o máximo permitido pelo Senar-Pr, com carga horária de 16 horas.

Na capacitação foram abordadas as normas e regulamentos aplicados ao trabalho em espaços confinados; reconhecimento, avaliação e controle de riscos; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; equipamentos de Proteção Individual (EPI) para trabalho em espaço confinado: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho (PET) e condutas em situação de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

Curso de Operação e Manutenção de Pá Carregadeira.

 

Curso de Primeiros Socorros.

 

Curso NR 33 – Espaço Confinado para funcionários do Moinho Globo.

 

Curso de Aplicação de Agrotóxicos.

 

Curso NR 33 – Espaço Confinado para funcionários da Seara.