Sertanópolis

Depois da educação, chegou a hora de investir na saúde

O município de Sertanópolis é um modelo e exemplo de como deve ser tratada a educação pública nesse país. O Prefeito Tide Balzanelo, ao assumir, colocou, como uma de suas metas principais, a melhoria constante da qualidade de ensino. Conseguiu.

Hoje Sertanópolis tem escolas modernas, reformadas, recuperadas, ampliadas e com material didático da melhor qualidade. O mesmo se pode falar da merenda escolar, com cardápio balanceado e programado por nutricionistas. O esporte, através de professoras de educação física competentes e esforçadas, colocada a meninada para se mexer. Tudo isso, com uniformes escolares gratuitos, fornecidos pela Prefeitura Municipal. Ao todo, cada aluno recebeu 12 peças do uniforme, inclusive tênis, meias e agasalhos de inverno. As peças são repostas todos os anos. O material vai dentro de mochilas personalizadas, repletas de material escolar, também fornecido pela administração. Com tanto incentivo, o índice de qualidade tem evoluído a cada ano. A última conquista foram as instalações de ar condicionado em cada sala de aula e modernas lousas digitais, que possibilitam um aprendizado dinâmico, aliado à salas de informática totalmente equipadas. Tudo adquirido com recursos próprios do município e do Fundeb, administradas com mãos de ferro pelo Prefeito e sua equipe de trabalho.

Outra meta do Prefeito Tide está saindo do papel agora: A melhoria do sistema de saúde do município. O primeiro passo está sendo a reforma e ampliação do Hospital São Lucas, que pertence ao município.

A primeira etapa, de ampliação, já está praticamente concluída. Serão mais de 468 m2 de novas e modernas instalações que contará com cozinha, setor administrativo, farmácia, sala de emergência, novos consultórios, local para embarque e desembarque de ambulâncias, com total acessibilidade.

Após a conclusão da ampliação, o antigo prédio do hospital será transferido para a nova ala, dando início à uma completa reforma do local. O telhado será totalmente trocado por modernas telhas de zinco, com proteção termo acústica, substituindo as antigas telhas de Eternit. Uma nova recepção será construída e o público ganhará novos banheiros, inclusive para PNE (Portadores de Necessidades Especiais). O gesso do forro será trocado por dry wall, moderno e mais resistente. As portas também serão trocadas, as esquadrias das janelas também e será feita a pintura interna e externo do prédio totalmente.

O Hospital também irá ganhar equipamentos modernos, como o Raio X Digital que já chegou e espera somente a conclusão das obras para ser instalado. O novo aparelho é muito mais preciso, não emite raios nocivos à saúde e permite a visualização imediata do local examinado.

Os três postos de saúde do município também receberão melhorias de infraestrutura física e de equipamentos. Grande parte dos funcionários da área da saúde irão passar por cursos de capacitação, visando melhorar ainda mais o atendimento ténico e humanitário ao público.

Após a reforma, o Prefeito Tide pretende transformar o Hospital São Lucas em referência regional, com mais investimentos em setores específicos. Segundo ele, “no começo de nossa gestão tivemos que tomar algumas medidas que desagradaram alguns moradores, contendo os gastos e tornando outros setores que estavam no vermelho, como o Serviço de Água numa autarquia sólida e rentável. Com as medidas que tomamos resolvemos o problema da falta de água. Depois concentramos esforços na educação, que está ficando cada vez melhor. Agora chegou a vez da saúde. Vamos deixar a saúde como ela merece. Com qualidade e bom atendimento. Não dava para fazer tudo de uma vez. Fomos fazendo por etapa. O importante é que Sertanópolis não para. Ainda vem muita coisa boa por aí”, anunciou Tide.

Ilto de Souza, Diretor do Sermusa e Tide Balzanelo acompanham de perto as obras no Hospital São Lucas.