Escorpiões invadem Sertanópolis

Recentemente tem ocorrido o aparecimento de escorpiões em toda cidade de Sertanópolis. Com o tempo quente e sem predadores naturais, os escorpiões encontram uma maneira fácil de se reproduzir. As galinhas são predadores naturais, enquanto as baratas são os alimentos preferidos dos escorpiões. Como na cidade não há mais galinhas…

Outro fato que tem ajudado a proliferação de escorpiões são as ações de combate à dengue. Agentes de endemias e até a população de maneira geral vasculham quintais e terrenos em busca de criadouros dos mosquitos. Isso acaba movimentando os objetos onde os escorpiões estão escondidos, que vão procurar outros locais para se esconderem. Ocorre um êxodo dos animais para as residências, colocando em risco a saúde pública.

Houveram casos de escorpiões que saem de sifãos, ralos, pias e outros locais nas residências, em vários bairros de Sertanópolis. A Vigilância Sanitária tem sido comunicada e, segundo o Secretário de Agricultura, Bruno Brocoli, “estamos fazendo o possível para controlar a infestação. São animais peçonhentos e a picada, se não for atendida a tempo pode levar à morte. Estamos preparados, em parceria com o Sermusa para atender os casos mais graves. Até o momento foram poucas ocorrências mais sérias, mas não podemos negar que o problema é preocupante. Pedimos que a população fique atenta a locais escuros e úmidos, tijolos, telhas, madeiras e até dentro de sapatos. Antes de vestir um sapato é bom bater o calçado para ver se não há nada dentro”, recomenda.

Mais um problema para o valoroso pessoal das endemias. Não bastasse a proliferação do mosquito da dengue, agora aparece mais essa. A população precisa colaborar. Existem alguns venenos específicos no mercado, que podem ser adquiridos em casas veterinárias ou pela internet. Quanto aos resultados não podemos atestar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *