Sertanópolis

Obra de águas pluviais do final da avenida entram na reta final

A Prefeitura de Sertanópolis está finalizando a correção da tubulação de águas pluviais do final da avenida, que a muitos anos causavam transtorno para os moradores da região. A obra vem sendo executada através de terceirização por uma empresa especializada. Máquinas de grande porte cortaram o asfalto desde o Ribeirão das Tabocas, vindo pela Rua Luiz Espanhol Filho, até a Rua Luiz Babugia. De lá, seguiu rumo ao final da Avenida Dr. Vacyr Gonçalves Pereira.

Havia um determinado ponto na localidade que deu muito prejuízo aos moradores e ao comércio da região. A tubulação antiga não era suficiente para a vazão da água de chuvas. Os tubos anteriores tinham a dimensão de 40 cm. As novas tubulações terão mais que o dobro: 100 cm.

A administração espera agora resolver o problema, alvo de reclamações a mais de 20 anos. Estão sendo investidos cerca de R$ 550 mil para a solução do problema, através do aumento da bitola dos tubos. Para quem imaginava que as águas eram somente do final da avenida e do Residencial Hoffmann, estavam enganados. Estudos mostraram que o local recebia, além das águas dos bairros próximos, até as chuvas vindas das proximidades do Ginásio Monteiro Lobato e dos jardins Rafaelli e Valtinei. Toda captação acabava indo para o final da avenida e as inundações eram inevitáveis.

Como toda obra, alguns transtornos foram causados aos moradores do Jardim Amâncio Secco e imediações. Serão 400 metros lineares de galerias, numa área de intervenção de cerca de 4.200 m2 A administração acredita que, dentro de 60 ou 90 dias, dependendo das condições climáticas, as obras estarão concluídas, inclusive com a recomposição asfáltica.

Máquinas de grande porte cortaram o asfalto, possibilitando a passagem da nova tubulação que passou de 40cm para 100cm, mais que o dobro. Obra está em fase final e em breve os moradores terão a solução definitiva.