Sertanópolis

Prefeitura repassa cerca de 3 milhões para entidades

A Prefeitura de Sertanópolis assinou, no final de janeiro, convênio para o repasse de R$ 2.970.000, para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), além das creches Pe. Vicente Mariani e Ceifil (Centro Infantil Filadélfia).

            A Prefeita Ana Ruth Secco, juntamente com a Secretária de Educação, Graziela Fávero e os servidores Juliana Ortiz e Roberto Alcino Reis, receberam os representantes das entidades, Antônia Miquelassi Ausech e José Claudemir Pelizaro (Apae), Antônio Marques de Souza e Lúcia Amélia Zanfrili (Ceifil) e Israel Gomes Cordeiro (Creche Pe. Vicente Mariani).

            O repasse é importante para a manutenção e funcionamento das entidades durante todo o ano. Os recursos são provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Os representantes das entidades salientaram a importância do repasse, que classificam como a principal fonte de receita das entidades filantrópicas, que é a garantia da manutenção do funcionamento. Segundo eles, “é com esse repasse, feito pela Prefeitura, que pagamos as principais despesas com funcionários, professores, manutenção predial e combustíveis, por exemplo”, salientaram.

            Ana Ruth agradeceu a equipe responsável pela viabilização dos repasses financeiros a tempo de as entidades começarem o ano. Segundo ela, “é um dever de o Executivo Municipal realizar esse repasse. Mas o que me deixa muito feliz é que os maiores beneficiados são os alunos, as crianças. Essas entidades fazem um belíssimo trabalho em prol das crianças e das famílias, valorizando os profissionais que nelas trabalham e que fazem a diferença no dia-a-dia”, destacou.

            A Secretária de Educação, Graziela Fávaro, ressaltou que essas entidades são uma extensão da educação. “Agradeço o trabalho realizado por todos. Estamos realizando algumas reformas prediais e na instalação dessas entidades, sendo que a primeira etapa já foi iniciada, no final do ano passado. Esperamos que estejam concluídas até o início das aulas”, afirmou.

            Ela também lembrou que este ano, todos os alunos dessas entidades irão receber uniforme e material escolar, assim como já acontece na Rede Municipal de Educação, numa ação inédita no município. No final do ano passado, foi feito um repasse emergencial para a execução das reformas, que já estão sendo executadas nas três entidades mencionadas, num investimento aproximado de cerca de 1 milhão de reais.

Apae, Ceifil e Creche Pe. Vicente Mariani vão receber o repasse para ajuda de custo, de cerca de 3 milhões de reais.