Alvorada do Sul

Alvorada do Sul realiza Conferência Municipal de Educação

            Alvorada do Sul realizou a etapa municipal do Conae – Conferência Nacional de Educação. O evento foi realizado através da Secretaria Municipal de Educação e contou com uma importante palestra realizada pela Profa. Débora Ribeiro. No dia seguinte, foram realizados estudos e discussão dos temas abordados, nos eixos das escolas municipais.

            A conferência foi realizada no dia 13 de abril, às 19 horas, no Centro Social Paroquial. As discussões sobre os eixos, foi realizado no dia 14, durante o dia todo, nas escolas municipais. Os eixos escolhidos foram o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024 a 2034, com avaliação das diretrizes e metas. Outro eixo foi a “Uma Escola para o Futuro” – Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação. Foi discutido ainda a criação do Sistema Nacional de Educação: Avaliação da Legislação e do modelo em construção.

            Segundo a Secretaria Municipal de Educação, “o CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Por meio das conferências municipais, os eixos são levados à Conferência Estadual e posteriormente, para a Conferência Nacional. Dessa forma, busca-se garantir um espaço onde todos possam participar e discutir os temas fundamentais. A conferência é essencial para a preservação da qualidade social da educação pública.

                Ao todo, 108 pessoas ligadas à educação municipal participaram da Conferência, numa comprovação da importância da gestão democrática na Educação.

Na conferência, palestras e debates deram a tônica do encontro.