Alvorada do Sul

Alvorada revitaliza praça histórica

As obras de revitalização da Praça Antônio Souza Lemos não param. Com as obras iniciadas em fevereiro e prazo de entrega de aproximadamente 120 dias, várias melhorias estão sendo realizadas.

Talvez a principal seja a recuperação da fonte luminosa, com a troca das bombas e equipamentos de som e iluminação. A praça faz parte da história e cultura da cidade. Construída na gestão do ex-prefeito Antônio Souza Lemos (gestão 1965 – 1968) possui duas obras de grande importância para o município, executadas pelo Sr. Miguel Gomes de Amorim, antigo morador da cidade, que são a fonte luminosa e o monumento em homenagem aos trabalhadores.

A praça já foi revitalizada algumas vezes, mas a fonte luminosa teve a última reforma realizada a mais de 20 anos. O projeto prevê a restruturação de suas características principais, mantendo seus traços originais.

Atualmente, poucas cidades possuem uma fonte luminosa, que maravilhava as pessoas e trazia um clima romântico para o local. Serão investidos cerca de 750 mil reais, através de recursos próprios e através do Programa Finisa. A obra está sendo executada pela Prefeitura Municipal de Alvorada do Sul, através de sua Secretaria de Obras. Além da revitalização da fonte, também estão previstas a instalação de uma academia ao ar livre, revitalização do parque e substituição dos brinquedos, troca total das pedras portuguesas no calçamento, troca das lajotas estragadas, novo paisagismo (mantendo as árvores maiores), poda das árvores de maneira adequada e pintura dos canteiros.

Segundo o Prefeito Marcos Voltarelli, “primeiro estamos resgatando a história e depois vamos proporcionar mais um detalhe turístico ao nosso município, que hoje já começa a dar resultado. Alvorada do Sul é um todo. Estamos finalizando o Parque Industrial, entregamos o Frigorífico de Tilápias, então essa parte do emprego está garantido. O Centro de Eventos também está em nossos planos, a infraestrutura das chácaras de lazer está sendo executada, a cidade possui três lagos, temos uma boa estrutura de saúde e educação. Essa obra na praça, vem somar a tudo isso. Queremos, quando a pandemia passar, sair na frente no que diz respeito ao turismo. A pretensão é fazer de Alvorada do Sul uma referência no turismo de lazer na região”, adiantou.

A fonte luminosa foi uma das principais atrações da cidade na época, com a dança colorida das águas, acompanhadas por músicas, numa coreográfica de raro espetáculo e beleza.

Reforma da praça: Troca total das pedras portuguesas e lajotas, novo paisagismo, parquinho e academia ao ar livre. A principal transformação será a fonte luminosa.