Bela Vista do Paraíso

Bela Vista distribui máscaras

Devido a epidemia do Covid-19, alguns departamentos da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso se uniram para garantir o uso de máscaras e o distanciamento social, determinado no decreto municipal.

Cerca de 3.000 máscaras foram confeccionadas pelo pessoal do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), através de material doado e outra parte adquirida pela Prefeitura Municipal. Após a confecção das máscaras, equipes do Departamento de Saúde saíram às ruas distribuindo as máscaras para quem não tinha e, o mais importante, fazendo um trabalho de conscientização sobre o distanciamento social, uma das formas de prevenção do Coronavírus.

Desde o dia 28 de abril, é obrigatório o uso de máscaras em todo Paraná, devido um decreto estadual. Como não está havendo atendimento presencial, os funcionários tiveram a ideia de produzirem as máscaras. Além do Caps, também participam da ação os funcionários da Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e agentes comunitários de saúde.

As máscaras e as orientações estão sendo feitas todos os dias no comércio, bancos e prestadores de serviço. Uma das atividades é organizar as filas dos bancos, com o devido distanciamento.

Segundo a Diretora da Departamento de Saúde, Ana Paula Fermino Ferracin, “o descumprimento das medidas pode gerar punições para os estabelecimentos. O comércio deve organizar a entrada e saída dos clientes, o atendimento e o uso da máscara ao entrar no estabelecimento. Se não adotar essas medidas, pode ser notificada”, explicou.

As regras também estão sendo acompanhadas pela Promotoria do Ministério Público Estadual. Caso as determinações não sejam cumpridas pelo comércio e estabelecimentos, pode haver novo fechamento total do comércio.

O que se tem visto é uma conscientização geral. Todos estão procurando cumprir as regras e com isso, existe a possibilidade de uma maior flexibilização em outros setores. Parabéns a Bela Vista do Paraíso pelo brilhante trabalho, resultado e proteção em benefícios para todos.

Além da entrega das máscaras para a população, o pessoal da saúde também fez orientações aos comerciantes e organizou filas nos bancos e lojas.
As máscaras foram confeccionadas por voluntárias e funcionárias do CAPS com material doado e parte adquirida pela Prefeitura.