Bela Vista do Paraíso

Júri inédito em Bela Vista do Paraíso

Na última semana de abril, aconteceu um julgamento na Comarca de Bela Vista do Paraíso, que contou com a participação de profissionais da área jurídica, além de um consulto perito em análise comportamental e análise de credibilidade do testemunho.

            A banca de advogados foi formada pelo criminalista Dionísio Fábio Dalcin Mata, colunista deste jornal, juntamente com as advogadas de Curitiba, Dra. Carina Goiatá e Dra. Andrelize Guaita Di Lascio Parchen

            O julgamento, que durou cerca de 12 horas, foi presidido pelo Exmo. Dr. Helder José Anunziato e, segundo os profissionais envolvidos, restabeleceu a justiça após 13 anos. O que mais chamou a atenção nesse júri é que foram utilizados ensinamentos e técnicas sobre comportamentohumano, análise de credibilidade dos testemunhos e neurociência, algo totalmente inédito em um júri de uma cidade do interior do Paraná.

            A participação do consultor perito Thiago Luigi, de São Paulo, foi fundamental para que fosse possível a aplicação dessas técnicas. Na área de neurociência a banca de advogados contou com a participação do Laboratório de Neurociências da Escola dos Cérebros Comportamentais, da qual fazer parte e são orientados pelo Prof. Thompson Cardoso.

            Os consultores Thiago Luigi e Thompson Cardoso utilizaram sua experiência em análise comportamental e análise de credibilidade do testemunho para ajudar a equipe de advogados a construir uma defesa sólida e convincente. Ao serem questionados sobre o julgamento, os profissionais envolvidos agradeceram, em nome da advocacia, o tratamento com urbanidade e o respeito recebido de todos que pertencem à comunidade de Bela Vista do Paraíso. Segundo Dionísio Mata, “esse julgamento servirá como um exemplo para outros casos semelhantes e demonstrará que é possível utilizar técnicas mais avançadas e científicas no processo jurídico”, enfatizou.