Ato Cívico de 7 de setembro na região
Várias cidades da região do Vale do Paranapanema realizaram eventos para marcar o Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 07 de setembro. Algumas cidades realizaram desfiles escolares e outras sinalizaram a data com Atos Cívicos. Várias cidades da região do Vale do Paranapanema realizaram eventos para marcar o Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 07 de setembro. Algumas cidades realizaram desfiles escolares e outras sinalizaram a data com Atos Cívicos.
BELA VISTA DO PARAÍSO
Na cidade de Bela Vista do Paraíso, foi realizado dois atos cívicos: O hasteamento das bandeiras, no dia 01 de setembro e o arriamento, no dia 07. Os eventos aconteceram no pátio da Prefeitura Municipal e contou com a presença do Prefeito Edson Vieira Brene, o vice Sérgio Menck, Pres. da Câmara Municipal, Rondinele Belucci Meira e a grande maioria dos vereadores. Também compareceram o Comdte. da Polícia Militar, Carlos Eduardo Jorge, o Supervisor da Defesa Civil, Robson André Bittencourt e a diretora do Depto. de Educação, Cultura e Esportes, Adenilze Bueno Lara, além de vários secretários e funcionários municipais, alunos das escolas e populares. Escolas municipais realizaram apresentações com temas sobre a Semana da Pátria e a fanfarra da Apae foi a atração principal. O arriamento das bandeiras, no dia 07, também foi especial, com a presença de autoridades e a belíssima apresentação da Banda Sinfonia Angelical da Igreja Assembléia de Deus, que executou, ao vivo, além do Hino Nacional, várias músicas relativas à data. A banda tem José Rodrigues de Carvalho, o Maestro Santino, como responsável e André Ricardo Alves de Souza como segundo regente.
SERTANÓPOLIS
O Ato Cívico da Independência em Sertanópolis foi realizado na manhã do dia 07, no átrio da Prefeitura Municipal e contou com a presença de autoridades, professores e populares. O Prefeito Tide, a Vereadora Soraya Santa Rosa e o vice-prefeito Edson Pedro Almeida Filho fizeram o hasteamento das bandeiras.
O Pastor Denis Vicentin, da Igreja Presbiteriana Independente fez uma reflexão ecumênica sobre a data e disse que “o Brasil ainda precisa se libertar de outras causas, principalmente a corrupção”, afirmou. O vereador Wagner da Silva, representando a Câmara Municipal disse que “o cenário que o Brasil e o Paraná atravessa é difícil. Porém, devemos acreditar nas crianças, que são o nosso futuro e esperança em dias melhores”, avaliou.
O Prefeito Tide agradeceu a presença de todos. Segundo ele, “todos precisam de independência, de liberdade. Quero ressaltar nesta data a importância de nossos funcionários municipais, do pessoal da educação, nossas professoras e diretoras. São elas que cuidam daquilo que possuímos de mais nobre: Os nossos alunos. Devemos ter liberdade e independência com responsabilidade. O Brasil passa por mudanças e, aqui em Sertanópolis, o trabalho não para. Com apoio da população e da Câmara de Vereadores vamos executar os projetos que já estão sendo iniciados. Tenho orgulho, amor e carinho por Sertanópolis, pelo Paraná e pelo Brasil”, finalizou.
PORECATU
A Prefeitura de Porecatu inovou e realizou o desfile da Independência, no dia 06 à tarde, início da noite. O Desfile contou com a presença da Fanfarra Municipal de Alvorada do Sul, a participação de alunos das escolas municipais, o Pelotão da Polícia Militar, sendo encerrado com uma cavalgada.
Um grupo de sem terras também se fez presente e muitas faixas carregavam frases de conteúdo crítico, enaltecendo principalmente a diversidade e questões sociais. Autoridades, prefeito, vice, vereadores, secretários e convidados ficaram confortavelmente instalados em cadeiras colocadas ao longo da praça da Igreja. Algumas pessoas criticaram a demora do desfile, cansando as crianças mais novas. As falhas, no entanto, não chegaram ofuscar o brilho do evento, creditado ao empenho de diretores das escolas, professores e alunos, dirigentes de entidades e voluntários que se empenharam para a realização do desfile.
PRIMEIRO DE MAIO
Em Primeiro de Maio, foi realizado o tradicional Ato Cívico promovido pelo Rotary Club, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal e participação das escolas municipais e particulares.
O desfile teve início com a Fanfarra Independente, dirigida pelo regente Joaquim Pereira Neto e seu filho Ney. Os Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia portaram com galhardia o Pavilhão Nacional, além das bandeiras do Estado e do Município. Após o Hino Nacional, a fanfarra tocou o Hino da Independência e o Hino de Primeiro de Maio. Após algumas apresentações, a fanfarra deixou o local, com início das premiações do Concurso de Redações da Semana da Pátria, realizado entre os alunos das 5ª séries, além da participação da Apae, Eja e Desbravadores. A seleção das redações foi feita pelos professores municipais. Os vencedores receberam as premiações entregues pela Secretária de Educação, Vera Regina Pascoalino Stivanelli.
Após as premiações, a Prefeita Municipal, Bruna Casanova parabenizou os realizadores do evento, agradecendo a todos pelo empenho. O Presidente do Rotary, Roberto Squizato Faiçal discursou dando início ao Passeio Ciclístico da Pátria. Encerrado o passeio, foram feitos sorteios de brindes, em especial de três bicicletas, doadas pelo Rotariano Augusto Edson Evangelista, pelo Móveis Garcia Digital e pelo Escritório Faiçal. Os ganhadores das bicicletas foram Ana Caroline de Paula Sassani, João Pedro Saraiva Silva e Eduarda Canato. O presidente do Rotary, Roberto Faiçal, destaca a importância e tradição do evento. Segundo ele, “esse projeto visa estimular as crianças e jovens ao patriotismo. É aberta à toda população e contamos com a parceria da Secretaria de Educação, da Secretaria de Saúde e colaboradores, como o Mercado do Martinho, Mercado N. Sra. Aparecida e Almeida Mercados, que doaram brindes para os sorteios.
FLORESTÓPOLIS
O município de Florestópolis também se fez presente nas comemorações da Semana da Pátria. Em sala de aula, os professores da Rede Municipal de Ensino trabalharam exaustivamente o tema “Fortalecendo os valores dentro da Literatura Brasileira” com os alunos. No dia 01, foi realizada a abertura, com o tema “Fortalecendo os valores dentro da Literatura Brasileira”. A cada dia, as escolas apresentaram um autor diferente. No dia 01, aconteceu a apresentação da Banda Marcial Bamuflor, além dos alunos do CMEI Rei Davi, que apresentou o trabalho de Ana Maria Machado e o Colégio Estadual Prof. Eudice de Oliveira, com trabalhos de Machado de Assis.
No dia 04, foi a vez da apresentação do CMEI Miguel Telles de Lima, que mostrou o trabalho de Ruth Rocha, o Centro de Convivência do Idoso trabalhou o tema Literatura de Cordel, a Escola Social Clélia Merloni se fez feliz com as músicas de Toquinho, em “Era uma vez” e o Caiac Zilda Arns homenageou o “poetinha” Vinícius de Morais. No dia 05, apresentaram-se o CMEI Jovino Pereira de Brito com a autora Ângela Lago, a Escola Municipal Nilson Ribas abordou os personagens de Ziral e a Academia Espaço Ativo fez todo mundo dançar, com músicas contagiantes. No dia 06, as apresentações ficaram a cargo do CMEI Profa. Maisa Alencar Romancini, que apresentou os trabalhos de Sylvia Orthof. Já o CMEI Paula Di Rosa abordou a competente Cecília Meireles. Os personagens de Mauricio de Souza foram o tema da Escola Municipal Vitória Régia e Escola da Apae, Ana Maria Piettá, mostrou as obras de Monteiro Lobato. A Secretária de Educação, Silvia Santana Ribeiro elogiou as apresentações e o trabalho dos professores, diretoras e alunos.
Estiveram presentes o Prefeito Nelson Júnior, acompanhado pela Primeira Dama Caroline Ricci Paduanelo, o vice-prefeito Nilson Soares, vereadores, convidados e a população em geral.
ALVORADA DO SUL
O Ato Cívico de Alvorada do Sul aconteceu no dia 07 pela manhã, defronte a Prefeitura Municipal. Promovido pela Autarquia Municipal de Educação e Prefeitura Municipal, o evento contou com a participação da Fanfarra Municipal. O hasteamento das bandeiras foi feito pelo Prefeito Marcos Voltarelli, pelo vice-prefeito Adriano Vertuan e pelo Presidente da Câmara, Marcos Tanajura.
O Padre Luiz Laudino e o Prefeito Marcos Voltarelli usaram a palavra. Segundo o Voltarelli, “o Brasil deve passar por transformações políticas que levem à população tranquilidade institucional. Da forma como está, a população está cada vez mais desacreditada. Precisamos dar um basta na corrupção desenfreada que assola o país. Esperamos uma solução e vamos ter fé e esperança em dias melhores. Somente assim poderemos comemorar nossa total independência”, finalizou.