Leópolis tem aumento de casos de Covid-19

O município de Leópolis, no Norte Pioneiro, tem enfrentado um aumento no número de casos confirmados de Covid-19. Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, em 10 de novembro, o município, de 3.966 habitantes, tinha 58 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus e um óbito. No dia 25 de novembro, esse número subiu para 78 casos e dois óbitos. Um aumento de mais de 34% no número de casos em apenas 15 dias.

Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Leópolis e, segundo o setor de epidemiologia, “houve um aumento de casos em Cornélio Procópio, numa grande empresa da cidade. Temos um número expressivo de pessoas de Leópolis que trabalham lá e o surto acabou refletindo aqui. Houveram casos de famílias inteiras contaminadas. O marido trabalha na empresa, pegou o vírus e acabou passando para a esposa e filhos. Estamos realizando testes em massa para isolar os casos confirmados”, explicou.

A 18ª Regional de Saúde confirma que vem ocorrendo um aumento considerável no número de casos de Covid-19 em Cornélio Procópio. Segundo o setor de Epidemiologia da Regional, “o aumento médio ficou em torno de 22%, após o dia 06 de novembro. Os maiores surtos ocorreram no município de Leópolis e Cornélio Procópio. Entre os motivos pode estar o feriado de finados, no início do mês, as eleições e as comemorações dos candidatos que venceram, além, é claro, do relaxamento da população na prevenção”, analisou.

Em Leópolis, as comemorações do resultado das eleições levaram centenas de pessoas às ruas, sem máscaras e com aglomeração. Pelas fotos e vídeos que foram enviados à nossa redação, é possível ver camionetes repletas de cervejas circulando pelo centro e a população pegando latinhas. A aglomeração não respeitou o distanciamento social e poucos usavam máscaras. Um dos principais motivos do aumento no número de casos também pode ser o relaxamento da população, com relação a algumas normas de saúde, como aglomeração, o uso incorreto das máscaras e a falta de medidas de profilaxia, como a lavagem constante das mãos e uso de álcool em gel. É importante que todos se protejam, pois, a pandemia não acabou e ainda não há remédio para a doença, muito menos vacina. Previna-se.

Leópolis tem registrado aumento de mais de 34% nos últimos dias em casos de Covid-19, considera-se como fator o descuido da população e abuso em não cumprir as regras de distanciamento e isolamento social. Nas comemorações das eleições no último dia 15, as imagens recebidas em nossa redação são claras.
A população tomou conta das ruas, completamente desprotegida, com aglomeração gerada devido a distribuição de bebidas em comemoração ao resultado das eleições para prefeito, vice e vereadores. Cenário perfeito para disseminação do coronavírus com casos alarmantes em poucos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *