Prado Ferreira

Dengue em Prado Ferreira contamina até prefeiturável

O pré-candidato a prefeito em Prado Ferreira, Anselmo de Caires ficou uma semana de molho, depois de pegar dengue. O município está com epidemia de dengue, segundo Boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Na página oficial da Prefeitura de Prado Ferreira, no dia 14 de abril, o município tinha 174 casos de dengue confirmados e 203 casos notificados. A cidade possui cerca de 4.300 habitantes e uma média de 26,84% de incidência, segundo o Sesa – Secretaria de Estado da Saúde. Pelos dados, mais de 5% da população está com dengue.

Anselmo confidenciou que os sintomas são terríveis. “É dor no corpo todo, nada tá bom, é difícil para comer, olha, nunca tinha me sentido tão mal. A gente cuida do quintal da nossa casa, mas ainda tem gente que não liga. O pessoal das endemias é trabalhador, vivem fiscalizando, orientando, mas não adianta. O povo ainda não se conscientizou. Uma pena”, disse resignado.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também pode transmitir a zica e a febre chikungunya. O mosquito é o vetor dessas doenças e se prolifera com muita rapidez, colocando seus ovos em água parada e limpa. O principal criador do mosquito da dengue são os quintais das casas. Como não possui predador natural, se reproduz com muita velocidade. Após nascer, o mosquito pode voar por cerca de 300 metros. Após contaminado, o mosquito transmite as doenças enquanto estiver vivo. A fêmea do mosquito é que suga o sangue das pessoas e acaba transmitindo a dengue. A prefeitura deveria dar mais atenção a esse problema, promovendo mutirões de limpeza, fazendo varreduras nos terrenos baldios, orientando a população desse grave problema que todos os anos afeta milhares de pessoas. Ao que parece, com o aparecimento do novo coronavírus, a população esqueceu da dengue e ela está cada vez mais forte e presente.

Anselmo de Caires, pré-candidato em Prado Ferreira teve caso de dengue confirmado e está em recuperação.