Prado Ferreira

Prado Ferreira implanta Programa Profissão 4.0

O município de Prado Ferreira já está de olho nas profissões do futuro, as chamadas “profissões 4.0”, que serão a base para a Quarta Revolução Industrial. O programa busca a formação, capacitação e orientação profissional destinado a crianças, jovens e adultos. Instituído através de uma lei municipal, idealizado a partir da política de Assistência Social da Prefeitura de Prado Ferreira, o programa vai proporcionar a inserção ao meio tecnológico para capacitar as novas gerações a exercerem sua independência econômica e social, diminuindo a dependência aos programas sociais, preparando as novas gerações para os desafios impostos pela revolução tecnológica em curso mundialmente.

O programa está alinhado ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Estatuto da Juventude.

Segundo Ana Paula Rodrigues, responsável pela implantação do programa, “iremos oferecer vários cursos técnicos com o objetivo de capacitar e orientar crianças, jovens e adultos para o mercado de trabalho. Já foi implantada a primeira etapa do programa, na modalidade WASH (Workshop de Aficionados em Software e Hardware), na área de informática, onde estão sendo oferecidos cursos de programação de games para crianças (scratch) ”, explicou.

Até o momento estão sendo atendidos 81 alunos nos dois cursos oferecidos. No entanto, o programa conta com cerca de 190 inscritos até o momento. Serão ofertados, numa segunda etapa, cursos de robótica e mecatrônica, programação de redes, desenho digital, informática básica, manutenção em redes, modelagem 3D, eletrônica básica e marcenaria. O Profissão 4.0 conta ainda com o espaço de fabricação digital Fab Lab, abreviatura de “Fabrication Laboratory”, que irá atender a comunidade e fomentar a tecnologia e a inovação. Sem dúvida este é grande passo rumo ao futuro e o município de Prado Ferreira está de parabéns em se preocupar com a formação dos jovens e adolescentes. Um exemplo que deveria ser seguido por outras cidades.

O programa busca a formação, capacitação e orientação profissional destinado a crianças, jovens e adultos. Instituído através de uma lei municipal, idealizado a partir da política de Assistência Social da Prefeitura de Prado Ferreira, o programa vai proporcionar a inserção ao meio tecnológico para capacitar as novas gerações a exercerem sua independência econômica e social, diminuindo a dependência aos programas sociais, preparando as novas gerações para os desafios impostos pela revolução tecnológica em curso mundialmente. O programa está alinhado ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Estatuto da Juventude.

Segundo Ana Paula Rodrigues, responsável pela implantação do programa, “iremos oferecer vários cursos técnicos com o objetivo de capacitar e orientar crianças, jovens e adultos para o mercado de trabalho. Já foi implantada a primeira etapa do programa, na modalidade WASH (Workshop de Aficionados em Software e Hardware), na área de informática, onde estão sendo oferecidos cursos de programação de games para crianças (scratch) ”, explicou. Até o momento estão sendo atendidos 81 alunos nos dois cursos oferecidos. No entanto, o programa conta com cerca de 190 inscritos até o momento. Serão ofertados, numa segunda etapa, cursos de robótica e mecatrônica, programação de redes, desenho digital, informática básica, manutenção em redes, modelagem 3D, eletrônica básica e marcenaria. O Profissão 4.0 conta ainda com o espaço de fabricação digital Fab Lab, abreviatura de “Fabrication Laboratory”, que irá atender a comunidade e fomentar a tecnologia e a inovação.

Sem dúvida este é grande passo rumo ao futuro e o município de Prado Ferreira está de parabéns em se preocupar com a formação dos jovens e adolescentes. Um exemplo que deveria ser seguido por outras cidades.

Programa Profissões 4.0 lançado em Prado Ferreira busca formação, capacitação e orientação profissional para crianças, jovens e adultos.
Já estão sendo ministradas aulas de programação de games e hardware. Número de inscritos surpreendeu os organizadores do Programa, inédito na região.