Primeiro de Maio

Primeiro de Maio quer sumir com cachorros da Paranatur

A Prefeitura de Primeiro de Maio quer “sumir” com cachorros que moram a mais de 10 anos no Terminal Turístico de Primeiro de Maio (Paranatur). São apenas 8 animais comunitários, a maioria idosos, que são tratados por voluntários da Causa Animal. Com a proximidade das festas do Aniversário da Cidade, onde acontecerão shows milionários, a administração municipal (leia-se Prefeita Bruna Casanova), deu um jeito de “sumir” com os animais. Segundo a vereadora Marilza Maççal, “a Prefeitura fez uma dispensa de licitação no valor de R$ 41.788,00 para levar os animais para o estado de São Paulo. Na Paranatur, eles são tratados comunitariamente por mim e pelos protetores da causa animal, com recursos próprios. São cerca de 8 animais, e sabe-se lá se vão voltar. Os protetores investem seu tempo e recursos financeiros em alimentação, para suprir a pouca quantidade que a prefeitura destina para a causa animal. Pagamos exames, medicamentos e internamentos em clínicas veterinárias particulares. Tempos atrás, um animal foi envenenado e quem arcou com as despesas foi a causa animal e parceiros, com doações. Esses animais são queridos e amados por todos. Porém existem pessoas maldosas”, reclamou.

            Nossa reportagem foi conferir e está no Diário Oficial, publicado no dia 11 de abril. Foi feita uma dispensa de licitação Nº 16/2023, em favor de Clínica Veterinária Ricardo Ltda, no município de Mairinque, próximo a Guarulhos, distante 500 km de Primeiro de Maio, no valor de R$ 41.788,00, sob a alegação que “os animais estão avançando nos frequentadores do local e houve relatos de ataques de cães em motociclistas, além da preocupação de pais que levam seus filhos nos parques infantis e quadras poliesportivas”.

            Uma pessoa que estava na Paranatur, realmente viu quando uma moto caiu nas pedras soltas. Os cachorros se assustaram com o barulho da moto e latiram, mas não atacaram. Eles estão acostumados com o convívio de pessoas e foi um caso isolado.

Segundo a vereadora, “a Prefeita quer eliminar os problemas, mas não os resolve. A retirada não passou pela nossa consulta, já que representamos a causa animal. Protocolamos na Câmara, na Prefeitura e no Ministério Público, um pedido de informações. A Prefeita deve escutar a população, isso é democracia. Não agir dessa forma, varrendo para debaixo do tapete um problema tão sério. Tem animais morrendo no lixão, em locais degradantes, insalubres, animais nos distritos, na zona rural. Será que o plano é mandar todos embora? Protocolamos um pedido para construção de um abrigo, um canil, um gatil, um local decente, com atendimento veterinário. Não é falta de dinheiro. Com esses 41 mil daria para iniciar a obra. Não somos contra a festa, a população merece. Porém existem prioridades, como educação, casas populares, plano de carreira para os funcionários e professores, saúde, falta de medicamentos de uso contínuo. Os animais estão morrendo porque os protetores não conseguem custear o tratamento de todos. Estou exercendo minha função de legislar e lutar pelo bem-estar da população e dos animais”, concluiu.

Vereadora Marilza, da causa animal, com a cachorrinha que sofreu envenamento e foi salva.
Prefeitura vai gastar 42 mil reais para mandar com os cachorros comunitários da Paranatur para o estado de SP. Varrendo para baixo do tapete.