Sertanópolis

Após mais de um ano, Ponte é recuperada em Sertanópolis

A ponte sobre o Ribeirão do Cerne, em Sertanópolis, na saída secundária para a Rodovia 323 (Primeiro de Maio), teve uma de suas laterais comprometidas em novembro de 2019. A passarela e o guarda-corpo cederam e o local ficou perigoso, tanto para o trânsito de pedestres, quanto para os veículos. Faziam quase dois anos que o local estava abandonado, já que a administração anterior não fez nada para minimizar o problema.

A nova administração municipal, ao assumir, solicitou que o Departamento de Engenharia tomasse providências urgentes sobre o assunto, considerado prioritário. A solução encontrada foi a construção de uma passarela metálica, ao lado da que havia desabado. Segundo as engenheiras da Prefeitura, “a ponte é antiga, com mais de 40 anos de construção. Não conseguimos localizar o projeto estrutural e a solução encontrada foi a utilização de uma estrutura metálica, mais leve, que servirá de passagem para os pedestres, já que a ponte se encontra logo após uma curva e representa perigo para os transeuntes. A nova estrutura irá substituir a antiga, que era feita de concreto e terá ainda um guarda-corpo, também com estrutura metálica”, explicaram.

Atualmente, as obras encontram-se bem adiantadas, restando apenas a finalização da estrutura metálica e, na sequência, os acabamentos necessários.

A Prefeita Ana Ruth lembra que, quando aconteceu o desabamento de parte da ponte, solicitou providências à administração anterior. “Infelizmente nada foi feito e acabou sobrando para nossa administração corrigir esse grave problema, que é essa ponte, praticamente dentro do perímetro urbano, que representava sérios riscos aos pedestres e veículos. Aos poucos vamos colocando a casa em ordem”, completou.

A ponte do Cerne, popularmente conhecida, após anos com medidas paliativas, passou por reforma para maior segurança dos usuários.
Imagens feitas pelo Jornal da Cidade mostram o antes e depois da estrutura metálica de proteção “guarda-corpo” feita pela Prefeitura, com mais segurança aos usuários.
Imagens do local feitas pelo Jorna da Cidade, antes da reforma.
Imagens do local feitas pelo Jorna da Cidade, antes da reforma.