Reunião para orientações do Ministério da Educação

No dia 16 de agosto, uma comitiva do Departamento Municipal de Educação de Sertanópolis esteve em Arapongas, num evento promovido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura e pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O objetivo do encontro serviu para sanar pendências e receber orientações do Ministério sobre os sistemas, programas e projetos que compõem o FNDE. Participaram vários municípios do Norte do Paraná e Sertanópolis compareceu, representado pela Diretora do DME, Graziela Fávero. Além dela, também estiveram presentes a equipe pedagógica do Departamento e funcionárias de diversos setores interessados nos assuntos que foram abordados.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro estava presente e falou aos participantes. Ele se fez acompanhar pela equipe do FNDE, órgão responsável pela execução da maioria das ações programas da Educação Básica no país, como alimentação e transporte escolar. Vários prefeitos e autoridades se reuniram com o Ministro para discutir demandas e demais pautas pertinentes à Educação. O Secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, também se fez presente.

No encontro, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a destinação de recursos para garantirem que escolas sem infraestrutura tenham acesso à internet foi “mal arquitetada”. Aprovado pelo Congresso, o Projeto de Lei 3.477 visava beneficiar 18 milhões de estudantes de famílias inscritas no CadÚnico, além de 1,5 milhão de professores, por meio da compra de equipamentos de informática, como tablets.

O evento serviu para dezenas de técnicos de Secretárias Municipais de Educação, pudessem tirar dúvidas com a equipe do FNDE. O relacionamento dos municípios com o Ministério da Educação é feito através de um sistema chamado Simec. “Serviu para ter um melhor conhecimento de convênios e a troca de parcerias. Através do Simec, os municípios descobrem o que está disponível, além do diagnóstico do município em relação às ações que o FNDE tem”, explicaram.

Prefeita Ana Ruth, Secretária Graziela Fávero, equipe da Secretaria de Educação, Ministro da Educação, Milton Ribeiro e Deputados Pedro Lupion e Tiago Amaral, estiveram presentes no evento para aderir aos projetos do FNDE, em Arapongas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *