Alvorada do Sul recupera vias municipais
No início de agosto, a Prefeitura Municipal de Alvorada do Sul começou o recape asfáltico de diversas ruas do município. Os recursos são de um convênio com a Caixa Econômica Federal, através do Programa Finisa – Financiamento à Infraestrutura e Saneamento. Todo recape está sendo executado com CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a quente – o mesmo usado nas rodovias, com capa de cobertura acima de 5 cm de espessura.
Além deste convênio, o município ainda possui mais dois, firmados com o Ministério do Desenvolvimento Regional, que vai contemplar as vias que não receberam o recape no primeiro convênio e que serão feitos com micropavimento de revestimento asfáltico, em duas etapas. Essa modalidade será utilizada em ruas de bairros, com trânsito mais leve.
A execução e fiscalização das obras ficou por conta da Secretaria de Obras e Edificações. O recape será feito em praticamente todas as vias públicas do perímetro urbano, num trabalho nunca antes realizado. Serão cerca de 36 mil m2 em CBUQ e mais 41 mil m2 em micro pavimento asfáltico, em duas etapas.
As obras tiveram início em agosto e já foram finalizadas. Os recursos provindos do Programa Finisa, são da ordem de R$ 1,2 milhão. Mais R$ 1,1 milhão serão captados através do Ministério do Desenvolvimento, através do Cindepar – Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná.
A Prefeitura espera que, com essas obras, o asfalto das vias públicas de Alvorada do Sul tenha uma sobrevida de mais 20 anos, nas ruas onde foi aplicado o CBUQ e de cerca de 10 anos, nas ruas onde foi aplicado o micro pavimento. Esses prazos poderão ser estendidos, dependendo das condições do tráfego e da conservação.