Jataizinho

Vereador de Jataizinho foi cassado

No dia 09 de abril, aconteceu uma reunião extraordinária da Câmara Municipal de Jataizinho para a cassação do vereador Uines Fernando dos Santos (Podemos), por possível improbidade administrativa. Após a aprovação da Comissão Processante, composta pelos vereadores Toninho Brandão (Presidente), Vânia Patrícia (relatora) e Cícero Guimarães (membro), o vereador Uines recebeu intimações, mas não respondeu a todas os chamados, para apresentar sua defesa.

A denúncia, feita por Donizete Ap. de Oliveira (conhecido por Macarrão) diz que Uines utilizou a advogada da Câmara para serviços particulares. A advogada seria assessora jurídica no período que Uines foi Presidente da Câmara. O vereador nega. Segundo ele, “a advogada teria sido contratada de forma particular”. Outra acusação diz respeito a algumas assinaturas que teriam sido inseridas num abaixo assinado de forma irregular. O abaixo assinado seria para a abertura de uma cassação contra os vereadores Toninho Brandão e Cícero Guimarães, ironicamente escolhidos para compor a comissão processante contra Uines. A escolha foi feita através de sorteio secreto.

Segundo o vereador Luciano Tarosso, “estou envergonhado pelos problemas da Câmara. Iremos decidir hoje pela cassação do vereador (Uines), mas esta é uma imagem negativa para a cidade e a Câmara Municipal”, afirmou.

Colocado em votação, o placar ficou em 6 x 2. Votaram favoráveis à cassação os vereadores Toninho Brandão (PDT), Bruno Barbosa (Cidadania), Cícero Guimarães – Gordo (PDT), Laércio Quitério (PROS), Reginaldo da Saúde (PSC) e Vânia Patrícia (Cidadania). Votaram contra os vereadores Luciano Tarosso (PL) e Sônia da Saúde (PL).

O vereador suplente é o Irmão Guilherme (Guilherme Xavier da Silva) do Podemos. Ele já tomou posse na sessão do dia 11 de abril. Uines afirmou que irá recorrer à Justiça para ter sua cassação revogada.

Acima: reforço policial para a sessão da Câmara. Abaixo, o público compareceu para assistir a sessão extraordinária. Ao lado, Unines dos Santos, vereador cassado por improbidade administrativa, Sônia da Cruz e Luciano Tarosso, os dois que votaram contra a cassação.
Da esq. para direita: Bruno Barbosa, Presidente da Câmara, Vânia Patrícia, relatora do processo e Cícero Guimarães (Gordo), membro da Comissão Processante.
Toninho Brandão, presidente da Comissão Processante e os vereadores Laércio Quitério e Regi da Saúde. Todos votos favoráveis à cassação.