Primeiro de Maio recebe carreta do conhecimento do Senac
Chegou no município de Primeiro de Maio, uma das carretas do conhecimento do Senac, trazendo conhecimento e profissionalização para a população. O projeto visa levar o Senac Paraná para mais perto da população paranaense. A instituição investiu em unidades móveis, que consistem em uma carreta de 14 metros de comprimento, por 2,76m de altura e que levará educação profissionalizante para as cidades do Paraná proporcionando atividades como cursos e palestras.
A estrutura desta unidade possibilita a transformação do espaço em outros ambientes, como sala de reuniões e palestras. Além disso, a plataforma é adaptada para pessoas com deficiência, proporcionando a inclusão social e educacional. Em Primeiro de Maio, serão oferecidos cursos voltados para a área gastronômica, como cozinha brasileira, comidas de rua, boas práticas para serviços de alimentação, preparo de massas frescas, técnicas de confeitaria e hamburgueria gourmet.
Para marcar o lançamento, no dia 17 de fevereiro, diretores do Sesc, do Senac e da VCI, incorporadora do Hard Rock Hotel Ilha do Sol, estiveram presentes. Autoridades e populares de Primeiro de Maio também compareceram na Câmara Municipal, local da reunião. O Diretor da VCI, Enio Miranda, afirmou que a empresa possui 9 empreendimentos da marca Hard Rock no Brasil e a Ilha do Sol será a primeira na região. Segundo ele, “isso trará um impacto socioeconômico para a região, gerando cerca de 600 empregos diretos. O turismo será uma nova receita para região”, observou. Para tanto, estão sendo realizadas capacitações e treinamento da mão de obra, investimentos para aquisição no empreendimento, através da marca turística Hard Rock Hotel Ilha do Sol. O Governo do Paraná já sancionou a lei que cria o Portal Turístico Ilha do Sol, beneficiando diretamente os municípios de Primeiro de Maio e Sertaneja. A carreta é o lançamento do curso de treinamento de mão de obra em Primeiro de Maio. José Alberto Pereira representou o vice-governador Darci Piani, do Fecomércio, que não pode estar presente. O diretor regional do Senac Paraná, Sidnei Lopes de Oliveira, afirmou que a unidade móvel está equipada com o que há de mais moderno em capacitação, representando investimentos de cerca de 1 milhão de reais. Centenas de municípios solicitam as carretas do conhecimento e Primeiro de Maio foi agraciada com uma delas. Emerson Sextos, do Sesc Paraná, parabenizou a administração pela iniciativa. Segundo ele, “pretendemos trazer o turismo para essa região, durante o ano inteiro”, previu. O vice-prefeito Everaldo Amorim elogiou a prefeita Bruna Casanova pelo excelente trabalho que vem realizando a frente do Executivo primaiense. Segundo ele, “a política tem que ser voltada para aqueles que mais precisam”, vaticinou.
A Prefeita Bruna agradeceu a todos e disse estar aliviada pelo retorno dos eventos presenciais. “Estamos começando o trabalho pelo turismo e o primeiro passo é a qualificação profissional, preparando a mão de obra para essa nova fase. Durante a pandemia, muitos tiveram que se reinventar, abrir o próprio negócio. Agora chegou a hora de uma nova fase. Infelizmente, por problemas de saúde, meu pai, Mário Casanova não pode estar presente”, disse emocionada. Após se refazer, agradeceu ao Governador Ratinho Júnior e ao Deputado Romanelli pelo apoio que vem dando ao município, finalizou.
A Carreta do Conhecimento está estacionada na Praça da Igreja Matriz e as inscrições já foram encerradas. A administração se movimenta para trazer outras carretas, com cursos novos. A maioria visando a mão de obra a ser utilizada no empreendimento Hard Rock Hotel, na Ilha do Sol.