Sertaneja

Encontrada solução para drenagem da rua do Cemitério em Paranagi

Para que fosse possível a pavimentação da rua de acesso ao Cemitério de Paranagi, foi necessário recorrer a uma solução inusitada. A rua fica distante do rio e seriam necessárias uma grande extensão de tubos, para que as águas pluviais fossem canalizadas. A solução encontrada foi a aplicação de “concregrama”, um piso que possibilita a drenagem da água de chuva e, ao mesmo tempo, proporciona uma espécie de pavimentação na via pública.

Essa rua, que é continuação da Rua 21 de Abril (ou Major Antônio) também faz parte do pacote de recursos do Governo do Estado para pavimentação das vias públicas de Paranagi, com investimentos que somam R$ 1,3 milhão.

O concregrama ou pisograma, é uma estrutura de concreto vazado, que permite o crescimento ou plantação de grama em seus espaços. Por essa característica, ele pode ser considerado um material ecologicamente correto e útil para escoar a água das chuvas, alinhando a beleza do verde, à resistência do concreto.

O Prefeito Jamison, acompanhado pelo Diretor Distrital da Cohapar, Marcelo dos Santos, esteve vistoriando a obra e elogiou a solução encontrada. “Essa rua tinha um problema sério. Era muito distante para levar a água da chuva até o rio. Iria dar uma grande extensão de tubos de concreto e ficaria muito caro. Nossos engenheiros encontraram essa solução, que saiu bem mais barata e resolveu o problema. Foi aprovada pela Cohapar, dentro do pacote de recursos para a pavimentação das ruas e resolvido o problema”, destacou o Prefeito Jamison.

Obras de pavimentação no acesso ao Cemitério de Paranagi estão em fase adiantada e serão solução definitiva para o grande fluxo de águas em dias de chuva.
Para reduzir o impacto no alto custo da obra de drenagem, foram utilizados blocos que possibilitam a drenagem da água, com função de pavimentação. Prefeito Jamison acompanhou de perto as obras.