Após 1 ano, Sermusa soluciona dificuldades

O Serviço Municipal de Saúde de Sertanópolis conseguiu resolver dois problemas que se arrastavam por mais de um ano. Era preciso criar um local próprio para o atendimento aos pacientes sintomáticos respiratórios (Covid-19) e, ao mesmo tempo, retornar a UBS do Jardim Casagrande para o atendimento à população.

A solução encontrada foi readaptar o local que durante a reforma do hospital serviu para abrigar o setor administrativo do hospital e a cozinha, localizada na Rua Goiás, ao lado do Hospital São Lucas. Segundo a Secretária de Saúde, Daiany Kozan, “o contrato estava vigente e, por recomendação do SUS, era necessário voltar o atendimento para a UBS do Jardim Casagrande. Existe uma determinação da saúde que solicita a “territorialização” dos usuários, ou seja, deve ser dada preferência no atendimento para aqueles que residem o mais próximo possível das unidades de saúde de sua região”, explicou.

O local, na Rua Goiás, foi adaptado às pressas e ainda está sendo readequado. “Mudamos num sábado e, na segunda, o Posto Covid já estava atendendo”, lembrou. A UBS do Jardim Casagrande voltou a atender as consultas de clínico geral, pediatria e ginecologia, além de uma sala de procedimentos odontológicos. A Secretária Daiany lembra que o agendamento continua sendo necessário, principalmente para evitar aglomeração. “A pessoa sabe o dia e horário que será atendido. Os casos de urgência e emergência são encaminhados para o hospital”, concluiu.

Com as mudanças, a população terá benefícios, como um local próprio para o atendimento aos sintomas e exames de covid, além do retorno da UBS do Jardim Casagrande ao atendimento à população dos bairros próximos ao local. Dois problemas resolvidos com ações simples e criativas.

Ao lado do Hospital São Lucas, na Rua Goiás, foi criado um posto de atendimento exclusivo para pacientes sintomáticos respiratórios da Covid-19.
Após criação do posto exclusivo para pacientes Covid-19, a UBS do Jardim Casagrande retomou os atendimentos (com agendamento prévio) de consultas médicas e procedimentos odontológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *