Educação em Sertanópolis está preparada para volta às aulas

O Departamento Municipal de Educação de Sertanópolis fez uma preparação rigorosa para a volta às aulas presenciais. O primeiro passo foi promover uma palestra para todos os professores municipais sobre os protocolos de Biossegurança.

A palestra foi ministrada pelo Enfermeiro da unidade Covid de Sertanópolis Eliezer de Jesus Andrade e foi dirigida aos funcionários das escolas municipais, escolas conveniadas e Escola da Apae. A palestra foi realizada no final de julho e início de agosto, no Centro de Capacitação Permanente de Professores (CCPP). Segundo Graziela Fávero, “para que houvesse um retorno seguro dos funcionários e alunos das escolas, promovemos esta palestra, de acordo com as recomendações da saúde. As palestras foram realizadas em diversos momentos, por turmas, para respeitar o distanciamento social. Iremos retornar às aulas no modelo hibrido, ou seja, uma turma de cada vez. Enquanto alguns alunos comparecem presencialmente nas escolas, outra turma fica em casa, recebendo aulas pelo modelo online”, explicou.

Com as palestras, o Departamento de Educação qualifica seus professores, capacitando para mais um desafio: O retorno às aulas presencias. Os profissionais de educação estão capacitados para o retorno e as palestras foram realizadas em parceria com o Serviço Municipal de Saúde – Sermusa.

Com todos os protocolos de segurança respeitados, as aulas presenciais já estão previstas para retorno. No primeiro momento, em modelo hibrido. Fotos: Prefeitura Municipal.

RETORNO ÀS AULAS
As escolas da rede municipal de ensino retornaram às atividades, através do modelo híbrido. No dia 09 de agosto retornaram as 3ª, 4ª e 5ªs séries do ensino fundamental I. No dia 16 de agosto foi a vez das 1ª e 2ªs séries. Todas no modelo hibrido. As classes especiais e o EJA – Ensino de Jovens e Adultos, retornaram no formato presencial e a educação infantil, de 4 a 5 anos tem previsão de retorno no próximo dia 01 de setembro. Os alunos com 3 anos completos retornarão no dia 13 de setembro.

Segundo o DME – Departamento Municipal de Educação de Sertanópolis, “os alunos cujos pais autorizaram retornar à escola, foram divididos em dois grupos, sendo que esses grupos fazem um revezamento semanal. Na semana que um grupo vem à escola, o outro grupo fica em casa, recebendo atividades de maneira remota. Com isso a gente reduz em 50% a quantidade de alunos, evitando aglomeração e mantendo o distanciamento social. Os intervalos das aulas também são alternados. Uma turma sai para o recreio, enquanto os outros ficam na sala de aula. Não saem todos ao mesmo tempo”, explicaram.

Para os alunos cujos pais não autorizaram a volta à escola, o modo remoto (online) continua sendo ofertado. Mesmo com a diminuição dos casos de Covid-19 em Sertanópolis, o Departamento de Educação mantém todos os cuidados. Este era um momento muito esperado tanto para os profissionais da educação, quanto para os pais e alunos. Nessa primeira etapa serão analisados protocolos de biossegurança e os resultados. Com o aumento do número de pessoas vacinadas e a redução na idade da vacinação, é possível sonhar com a normalidade controlada, à partir do ano que vem.

Para colaborar com o retorno presencial dos alunos e professores, o Departamento de Educação recebeu a doação de máscaras para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, realizada por uma empresa de alimentos da cidade

Em parceria com o Sermusa, os profissionais da educação tiveram uma palestra esclarecedora com o enfermeiro Eliezer de Jesus Andrade, sobre os protocolos a serem seguidos de prevenção ao Covid-19. A Prefeita Ana Ruth esteve presente e reforçou a importância do retorno das aulas presenciais no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *