Escolas públicas ganham instalação de placas solares
Um fato inédito aconteceu em Sertanópolis. Todas as escolas municipais, mais o CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Fernandes e o Departamento de Educação tiveram placas solares instaladas.
A iniciativa foi da administração Ana Ruth Secco, para reduzir o custo com o gasto em energia elétrica, de forma sustentável, através da produção de energia limpa. Confira no quadro ao lado a potência instalada em cada prédio.
O investimento chegou a cerca de 800 mil reais e deverá ser retornado aos cofres municipais entre três a cinco anos, dependendo do consumo de cada prédio e o pico de energia solar durante esse período.
Segundo o Departamento de Arquitetura e Engenharia, “a Prefeitura é um grande consumidor de energia elétrica. Com a geração distribuída, a redução será muito grande. Nossas salas de aula agora estão equipadas com ar condicionado em todas as salas e, com isso, o consumo aumentou muito. Para se ter uma ideia, na Escola Luiz Deliberador, o gasto com energia girava em torno de R$ 5 mil por mês. Agora, estamos pagando por volta de R$ 1,7 mil por mês. Menos da metade”, observou.
A Prefeita Ana Ruth Secco salientou sobre a economia com as placas solares. “Esse uso da energia fotovoltaica vem crescendo em todo pais, seja nas residências, no comércio e na indústria. Resolvemos investir nessa fonte de energia renovável, pelas vantagens que ela apresenta. As contas foram reduzidas a menos da metade”, comemorou.