Sertanópolis

Jornada pedagógica capacita professores

            Os professores de Sertanópolis participaram da II Jornada Pedagógica da Educação, com objetivo de capacitar as professoras da rede municipal de ensino e foi realizada no Centro Catequético João Paulo II, da Igreja Católica, nos dias 19 e 20 de julho.

            Os palestrantes foram Luciana Brites, psicopedagoga, Conrado Porto Vieira Bertolucci, Promotor de Justiça e Paulo César Ramos de Oliveira (Paulo da Ambulância). Luciana Brites abordou as questões dos transtornos de aprendizagem e a necessidade do professor em conhecer cada um desses transtornos, sabendo intervir quando e como, de forma correta e de maneira assertiva, com o objetivo de atender com a máxima qualidade possível, todos os alunos.

            O Promotor de Justiça, Dr. Conrado Bertolucci, falou sobre a Cidadania na Escola, abordando variados temas. Entre eles, a formação das crianças e adolescentes de maneira eficaz, com o objetivo de promover a cidadania. Outro tema abordado foi sobre o “Bullying” na idade escolar, onde o aluno está na fase de formação da autoconsciência, ressaltando as consequências emocionais na vida adulta. Segundo Bertolucci, “precisamos garantir os direitos e a proteção integral da criança, o papel da escola e do Conselho Tutelar. A omissão escolar pode gerar responsabilização da instituição de ensino. Cabe aos psicólogos e pedagogos encontrar estratégias para resolver questões internas nas escolas”, ressaltou.

            Segundo Graziela Fávaro, diretora do Departamento de Educação, “a necessidade de formação do professor é constante. Porém, com o retorno pós pandemia, as dificuldades de relacionamentos e aprendizagens se acentuaram muito. O departamento de educação está empenhado em trazer formações de qualidade, com o objetivo de oferecer o suporte necessário”, afirmou.

                A formação foi organizada pensando nos professores da rede pública municipal de ensino. Porém, o Departamento de Educação optou por também ofertar vagas para as escolas privadas, a Escola da Apae e das entidades filantrópicas. Todas as escolas prestigiaram o evento com a presença de representantes.

Psicopedagoga Luciana Brites, Prefeita Ana Ruth e a Diretora do Depto. de Educação Graziela Fávaro.
Promotor de Justiça Dr. Conrado Bertolucci, Diretora do Departamento de Educação Graziela Fávaro e a Prefeita Ana Ruth.
Um dos palestrantes foi Paulo César Ramos de Oliveira (Paulo da Ambulância)