Alvorada do Sul é tema de documentário

No último dia 16 de janeiro, a Assessora Técnica do Departamento Nacional de Atenção à Primeira Infância, Lisiane Marques Lima, juntamente com a equipe da TropicoTV, realizaram filmagens entre os dias 17 a 19 de janeiro em Alvorada do Sul sobre o Programa Criança Feliz. O programa foi criado pelo Decreto 8.869 em 2016 e consolidado pelo Decreto 1.0139 de 2019.

O programa tem por finalidade articular a promoção do desenvolvimento integral da criança na primeira infância, considerando a família e o contexto de vida a partir da integração de políticas públicas prioritárias para este grupo, em resposta ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal 13.257, de 2016). Lançado pelo Presidência da República em 2016, com objetivo de promover ações nas áreas de saúde, educação, cultura e direitos humanos junto às crianças de casas beneficiadas pelo agora Auxílio Brasil.

Durante visitas domiciliares, os cuidadores são orientados sobre estratégias de estímulos adequados para o desenvolvimento integral das crianças. Em Alvorada do Sul, o programa é desenvolvido através da Secretaria de Assistência Social desde 2017. A equipe do documentário fez imagens de visitação das famílias beneficiária do programa, dos pontos turísticos da cidade e da equipe do Programa Criança Feliz. Tudo será reunido na construção de um documentário que terá como objetivo dar visibilidade do trabalho realizado e que, em Alvorada do Sul, tem sido um sucesso no desenvolvimento de crianças com idades entre 0 a 3 anos e gestantes do município.

O documentário será traduzido para o inglês, espanhol e francês, como forma de difundir no exterior o trabalho de ponta realizado no Brasil. O documentário conta com a participação de apenas 10 municípios do Brasil e Alvorada do Sul está entre as escolhidas, representando o Paraná, pois foi o único município do estado a compor este projeto de divulgação do Ministério da Cidadania.

A escolha de Alvorada do Sul é fruto de um trabalho de muita dedicação da equipe do Programa Criança Feliz (PCF) e conta com apoio total da administração municipal. Esse programa resultou em ganhos substanciais para as famílias atendidas.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Letícia Brussolo Moura destaca que a visita da equipe de Brasília no município foi um marco para a criação do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, que vem aprimorar ainda mais a realização do Programa Criança Feliz, em Alvorada do Sul. Segundo ela, “é necessário parabenizar a atual administração, através do Prefeito Marcos Voltarelli (Pinduca), a equipe da Secretaria de Assistência Social e a todos que, direta ou indiretamente ajudaram para que o município se tornasse referência frente a realização desse programa notável”, explicou.

O lançamento do documentário está previsto para março de 2022, em Brasília.

Programa Criança Feliz desenvolvido em Alvorada do Sul participará de documentário, por promover políticas públicas prioritárias para crianças na primeira infância.
Prefeito Marcos Voltarelli, Lisiane Marques Lima, Assessora do Departamento Nacional de Atenção à Primeira Infância e Letícia Brussolo Moura, Secretária de Assistência Social, Sandra Alice do Nascimento, Supervisora Municipal do Programa Criança Feliz e os visitadores do PCF, Carla Tamires Pereira, Giovanna Solcia Borges, Bethânia Martin Piovesana e Luciano Clemente de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *