Alvorada do Sul se prepara para o Censo 2022

No dia 08 de fevereiro, estiveram reunidos em Alvorada do Sul, o Prefeito Marcos Voltarelli, o vice-prefeito Luiz Garcia e algumas lideranças do município, com o técnico do IBGE, da Supervisão de Londrina, Fábio Fujimoto, coordenador de área do Censo 2022, para tratar de assuntos relativos ao censo demográfico que será realizado este ano nos municípios brasileiros.

Foram discutidas as datas das provas, resultados, treinamentos e início das coletas dos dados, além de esclarecer algumas dúvidas sobre a efetiva realização do Censo 2022.

Este ano, em 27 localidades de todas as unidades federativas, recenseadores do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, irão bater de porta em porta, aplicando um questionário que será usado no censo. A expectativa é que as coletas iniciem em 1º de junho e desta forma, o instituto irá gerar cerca de 200 mil empregos permanentes e temporários.

A prova do IBGE para contratação dos recenseadores será realizada em 01 de abril e a aplicação ficará sob a responsabilidade do Instituto Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 20 de maio. Aqueles que buscam uma vaga de recenseador farão a prova pela manhã. Os demais, no período da tarde. Todos terão três horas e meia para resolver as questões.

As provas para agente censitário municipal e agente censitário supervisor serão objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de raciocínio lógico quantitativo, 5 questões de ética no Serviço Público, 15 questões de noções de administração/situações gerenciais e 20 questões de conhecimentos técnicos. Os candidatos aprovados na primeira etapa receberão um treinamento presencial e a distância. Todas as etapas do Censo 2022, incluindo provas, treinamentos e coleta de dados, seguirão protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Após a etapa de contratação, os funcionários vão receber e enviar informações a cada hora, diretamente das ruas de todos os 5.570 municípios do país. É importante que a população coopere com as entrevistas, recebendo os recenseadores que estarão uniformizados com coletes, boné e bolsas azuis, com a logomarca do IBGE. Eles também usarão crachá com foto e número da matrícula. Quem tiver dúvidas quanto as autenticidades dos funcionários poderão acessar o site www.respondendo.ibge.gov.br e verificar a identidade de todos os entrevistadores do instituto. O telefone 0800 721 8181 também estará disponível aos cidadãos que tiverem dúvidas.

Reunião preparatória para o Censo 2022 em Alvorada do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.