Isolamento & Cultura é tema de concurso fotográfico amador

A Divisão Municipal de Cultura de Bela Vista do Paraíso, com apoio da Prefeitura Municipal e do Departamento de Educação, realizou um concurso on-line fotográfico amador com os alunos dos 5ºs anos das escolas municipais, com o tema “Isolamento & Cultura”.

O objetivo do concurso foi mostrar o convívio dos alunos com suas famílias com seus respectivos espaços de vida, em casa, abordando artisticamente os novos olhares, valores e significados que resultam neste isolamento social, em função da crise gerada pela pandemia originada pelo Covid-19. Neste momento tão peculiar, a Divisão de Cultura procurou fazer uma dimensão artística, mantendo um registro histórico e poético, que irá servir, no futuro, como símbolo de resistência pelos dias e fatos atuais vividos no mundo por esta geração.

O principal critério do concurso, através do regulamento, seria “em casa com a família”, mostrando o isolamento social pelo qual todos atravessam. A escolha das fotos foi feita por profissionais da área de fotografia, como Antônio Marcos Bejora (Foto Pan), a fotógrafa Daiana Mello e o jornalista Getulio Soares. A Divisão de Cultura ainda agradeceu o apoio que recebeu através do Prefeito Edson Vieira Brene e da Diretora do Departamento de Educação, Cultura e Esportes, Adenilze Bueno Lara e os patrocinadores do evento, Posto Rogério, Supermercado Peg Pag e Jornal da Cidade.

O concurso foi todo realizado de forma virtual, sem contato físico. As fotos foram enviadas para um número de whattsapp especialmente criado para o evento e as escolhas foram feitas também de forma virtual, enviando as fotos, sem identificação, para os jurados. Dessa forma, o objetivo foi alcançado pois houve o engajamento dos alunos e suas famílias, bem como de todos os envolvidos, como as professoras, que orientaram e divulgaram o evento. Foram dezenas de fotos enviadas, mas infelizmente, não tinha como premiar todos. A Divisão de Cultura agradece também a cada aluno que participou e espera contar com a participação em outros eventos a serem realizados.

As classificadas, ao lado da Diretora da Educação, Adenilze Bueno Lara, as responsáveis pela Cultura, Kênia Rampazo e Vany Framarin, junto com o Prefeito Edson Vieira Brene.
A primeira colocada, Emanuela Barbão, ao lado da mãe, do Prefeito Brene e Getulio Soares, do Jornal da Cidade, um dos patrocinadores.
Ana Flávia, segunda colocada, com a mamãe e Lucas Eduardo de Oliveira, representante do Posto Rogério, um dos patrocinadores.
Terceira colocda, Isabela, recebe o prêmio das mãos de Odair Pereira de Araújo, representante do Supermercado Peg Pag, um dos patrocinadores.
1º Lugar: Emanuela Barbão – Escola Dr. José Marcelino – Profa. Tayla.Souza Santos
2º Lugar: Ana Flávia da Costa Silva – Escola Dircy dos Santos – Profa. Ester Gonçalves da Silva
3º Lugar: Isabela Aparecida Arlindo Estevão – Escola Profa. Alcenira Ribeiro de Castro – Profa. Maria Cláudia Dalcin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.