Ana Ruth: Primeira mulher eleita prefeita de Sertanópolis

No dia 31 de dezembro, tomaram posse os novos vereadores eleitos para a gestão 2021 a 2024, além do novo Executivo municipal. A posse teve dois destaques importantes: Foi eleita Presidente da Câmara a vereadora Leila Pissinati e empossada como primeira Prefeita eleita democraticamente, Ana Ruth Secco.

A sessão solene de posse foi iniciada pelo Vereador Glauco Ghislere, o último a exercer uma função recentemente na Câmara Municipal. Para a presidência, foi apresentada Chapa única, que foi eleita por unanimidade: 9 votos favoráveis. Ficou composta por Leila Pissinati (Presidente), Guilherme Hoffmann (vice-presidente), Marco Aurélio Biazoto (1º Secretário) e Anderson Motos (2º Secretário).

Após o juramento à Constituição Federal da nova prefeita, Ana Ruth Secco e do vice-prefeito, José Rogério dos Santos (Rogerinho), o ex-prefeito Aleocídeo Balzanello agradeceu a todos que trabalharam com ele durante os dois mandados em que foi prefeito, aos vereadores da última legislatura que, segundo ele, “votaram projetos pelo bem de Sertanópolis” e afirmou ter deixado mais de 20 obras licitadas ou em andamento.

O vice-prefeito Rogerinho agradeceu a todos que os ajudaram a chegar até a posse e lembrou companheiros e colaboradores da campanha. “Agora precisamos do apoio de todos, principalmente dos servidores municipais que executam o seu trabalho pois existe a troca de prefeitos, mas os servidores ficam e são eles nossos principais colaboradores. Que Deus ilumine nossos dias”, encerrou.

A Prefeita Ana Ruth lembrou que seu grupo passou por tempos difíceis. Ela é a primeira prefeita eleita democraticamente na história de Sertanópolis. Segundo ela, “vou seguir em frente e quero fazer a diferença. Tudo o que fizermos vai ser voltado para o bem de nossa cidade. A Deus dou graças a todo instante”, completou.

Ana Ruth lembrou do pai, o ex-prefeito Amâncio Secco, um dos maiores ícones da história de Sertanópolis, até hoje lembrado pelo pioneirismo em várias áreas da cidade, tendo sido prefeito por duas gestões. Ela também lembrou a mãe, a saudosa Mariquinha Secco, um exemplo de alegria e bondade. Afirmou que “Rogerinho também tem a vontade de fazer o bem e, apesar dos momentos difíceis que passamos, resolvemos colocar nossos nomes na campanha. Nos conhecemos melhor e agora, se um de nós cair ou fraquejar, o outro dará apoio. Agora não somos mais eu. É nós, somos uma equipe, um grupo. As diferenças se encerraram nas urnas. Infelizmente, com as máscaras, devido a pandemia, não foi possível ver os sorrisos, mas aprendemos a interpretar os olhares. Era preciso renovar e modernizar a política de nossa cidade”, destacou.

A nova prefeita citou os poetas e escritores Gilberto Almeida, João Caldeirão e Luiz Augusto Loredo, através de frases enaltecendo Sertanópolis. Segundo ela, “acredito na necessidade urgente de uma reforma na educação fundamental”, ao citar os escritores. Ana Ruth pretende caminhar junto com a população. “Nem na frente, nem atrás, mas ao lado. Vamos caminhar juntos pois Sertanópolis pode mais”, encerrou emocionada.

A Presidente eleita da Câmara Municipal, Leila de Cássia Pissinati Gomes disse estar alegre por participar da Mesa Diretora no biênio 2021 a 2022. “Precisamos atender a expectativa dos eleitores. Devemos reconhecer e trabalhar cada vez mais. Muito já foi feito, mas precisamos continuar o trabalho. Nós, as mulheres, devemos nos engajar e fazer a diferença. Os políticos não são todos iguais. Precisamos que o Poder Legislativo seja cada vez mais republicano, pois o poder emana do povo. A ele devemos a competência para trabalhar”, ponderou.

Também tomaram posse os vereadores Katuaba, Carlinhos Torres, Sargento Ercílio, Anderson Reis Rodrigues (Moto), Glauco Ghislere, Guilherme Hoffamann (Vermeio), Luiz Miquelassi, Marco Aurélio Biazoto, além da Presidente Leila Pissinati.

Alguns vereadores também usaram a palavra para agradecer a votação recebida, os familiares e companheiros de campanha. Os trabalhos ecumênicos foram feitos pelo Padre Júlio Fabiano, da Paróquia Santa Terezinha e pelo Pastor Denis Vicentin, da Igreja Presbiteriana. Após a sessão solene, Ana Ruth foi até o gabinete, onde recebeu as chaves da cidade e assinou a ata de transmissão de posse.

Ana Ruth Secco, primeira Prefeita de Sertanópolis toma posse.
Vereadora Leila Pissinati, presidente da Câmara.
Vereador Guilherme Hoffmann, vice presidente.
Vereador Katuaba.
Vereador Luiz Miquelassi.
Vereador Carlinhos Torres.
Vereador Anderson Motos.
Vereador Sargento Ercílio.
Vereador Glauco Ghislere.
Vereador Glauco Ghislere, sua mãe e sua esposa Rafaela Balsanelo.
Mesmo com as regras para não aglomeração devido a pandemia, algumas pessoas participaram da solenidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *