Confirmada castração de pets em Sertanópolis

O município de Sertanópolis deverá realizar, em meados de novembro, a castração de cachorros e gatos, para evitar o aumento populacional de animais. Foram contratadas 600 castrações, que serão pagas com recursos próprios do município, sendo 400 fêmeas e 200 machos, entre cães e gatos. A licitação já foi efetuada e a triagem dos animais será feita pelo Cras – Centro de Referência em Assistência Social, que irá determinar quais pessoas terão direito à castração, de acordo com alguns critérios (famílias de baixa renda, que se encaixam no projeto).

Além da castração por conta da prefeitura, outros 100 animais serão esterilizados, através de um projeto do Governo Estadual, chamado de Castravet. O critério é o mesmo: Cad único, renda mensal, ONGs, tutores, guardadores, etc. O programa foi viabilizado através do Deputado Estadual Luiz Carlos Romanelli e deve acontecer no início do ano, entre os meses de janeiro ou fevereiro (vai depender da demanda de outros municípios). O importante é que já foi aprovado e que Sertanópolis será contemplado. O programa faz parte de um projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com indicações de emendas parlamentares e parceria com a Prefeitura de Sertanópolis.

O canil também será reformado e ampliado. A licitação já foi realizada e agora será assinada a ordem de serviço para o início das obras. O local será o mesmo, na antiga Afumser. No local também estão sendo instaladas câmaras de segurança para evitar que pessoas abandonem os animais para que a Prefeitura cuide. Muitos chegam em condições lamentáveis, com doenças e ninhadas inteiras de animais de rua. A conscientização da população também é importante. Enquanto isso não acontece, o governo faz a sua parte, esterilizando os animais e evitando o abandono, através de vigilância monitorada.

Além da castração via Projeto Castrapet, a Prefeitura de Sertanópolis fará a castração de outros 100 animais por conta própria.
Os donos/tutores do animais devem preencher os requisitos, passando pela triagem. Para maiores informações os interessados devem entrar em contato com o Cras – Centro de Referência em Assistência Social.
Projeto Castravet do Governo do Estado já aconteceu em outros municípios e em breve acontecerá em Sertanópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *