Saae de Sertanópolis investe em melhorias
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Sertanópolis está dando andamento a importantes obras estruturais, que eram aguardadas a anos. Uma delas é a nova caixa d”água. Segundo Flávio Fantin, diretor da autarquia, “temos duas caixas d’água de grande capacidade. Uma feita de concreto, mas que não é tão grande. Outra metálica, que está bastante deteriorada, com o passar dos anos”, explicou.
A nova caixa d’água terá capacidade para 1,2 milhões de litros e entrará em funcionamento assim que estiver concluída. No momento está sendo feita uma base, com barras de ferro, para aguentar o peso da estrutura. A caixa, propriamente dita, está vindo da China e deve chegar no município dentro de alguns dias. A caixa antiga tem capacidade para 1 milhão de litros. Após a conclusão da nova caixa d’água, a outra, antiga passará por uma reforma completa.
O Diretor Flávio Fantin espera a conclusão das obras dentro de 120 dias, com todas as ligações realizadas no sistema de abastecimento atual. Quando a instalação da nova caixa e a reforma da antiga estiver concluída, o Saae terá uma capacidade instalada de cerca de 3 milhões de m3 de água em suas dependências, além do apoio das caixas secundárias.
Outra importante obra que também está sendo executada é a ampliação e melhorias na Estação de Tratamento de Esgotos. A água foi drenada e as lagoas estão praticamente secas. O próximo passo será a retirada da lama (biosólido), que poderá ser utilizada como fertilizante natural. Após as obras dos tanques e separadores, serão executados os drenos e o posicionamento das mantas geomembranas.
Dentro de alguns meses, outro problema sério, que se arrastava a anos, terá solução. São as obras estruturantes que estão sendo realizadas pela atual administração, com vistas ao futuro.